Rádios RBV

Menu

Ampliação da malha ferroviária de SC é assunto da Regional da FACISC

Bandeira da ACIAV, a ampliação da malha ferroviária foi sugerida para compor o Voz Única, documento que aponta as reais necessidades e os entraves ao desenvolvimento econômico do Estado do ponto de vista empresarial.

Fonte:
Assessoria de Imprensa ACIAV

Foi realizada na noite desta terça-feira (1º) na Associação Empresarial de Brunópolis (AEB), a Reunião Plenária da Regional Meio Oeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). O encontro reuniu presidentes, diretores e executivos das associações que compõem a regional, entre elas a Associação Empresarial de Videira (ACIAV). 

Durante o evento foi apresentado o Projeto Nova Ferroeste, que trata sobre a ampliação da malha ferroviária ligando Cascavel a Chapecó e da extensão deste ramal sentido litoral catarinense. Esta é uma das bandeiras da ACIAV, sendo sugerida para compor o Voz Única, documento que aponta as reais necessidades e os entraves ao desenvolvimento econômico do Estado do ponto de vista empresarial.

A Nova Ferroeste, projeto que será desenvolvido através da parceria público privada, foi apresentado pelo vice-presidente da Regional Oeste da FACISC, Milvo Zancanaro, responsável pela articulação do pleito, que teve início em Chapecó com a realização de um estudo de viabilidade técnica econômica para trazer um ramal de linha ferroviária ligando Cascavel, no Paraná, a Chapecó. O objetivo é viabilizar o transporte de grãos do Centro Oeste do Brasil para abastecer as agroindústrias catarinenses, evitando que estas empresas precisem sair da região e se instalar em outros locais em função da logística do transporte para abastecimento. 

- Publicidade -

O estudo está em andamento e tem previsão de entrega para final do próximo ano. Depois disso, será aberto para que a iniciativa privada busque concessões a fim de executar o projeto. A previsão de investimento necessários é de R$29,4 bilhões em 1.304 quilômetros de linha ferroviária. A expectativa é de redução de 28% nos custos logísticos com a nova ferrovia, quando comparado com o frete rodoviário.

Em paralelo, e com envolvimento do Governo do Estado, está sendo discutido um projeto base que vai contribuir com a logística do transporte de grãos não só para o Oeste, mas também para a região Meio Oeste, o que facilitará o escoamento da produção e irá colaborar com o desafogamento das rodovias catarinenses. O projeto planeja ligar a região de Chapecó a Correia Pinto, um trecho de 319 quilômetros. 

A análise técnica econômica do projeto base está sendo feita para entender qual a melhor logística e o melhor traçado técnico econômico, e que futuramente também poderá fazer a ligação ferroviária com a Litoral, a fim de acessar a região portuária e também colaborar no escoamento da produção do interior do estado.

Outro assunto abordado esteve relacionado aos aeroportos da região, onde foram explanadas questões sobre Caçador e Joaçaba. Referente a Caçador, foram repassadas informações relacionadas às obras de ampliação, que estão em fase final e também no que diz respeito à busca por empresas para operar os voos futuramente. 

A próxima reunião plenária acontecerá no município, onde será feita uma visita técnica no aeroporto para acompanhar o andamento das atividades.  Já em Joaçaba, as obras de reforma foram concluídas e, assim como Caçador, também existe a busca por empresas para operar voos, tanto comerciais quanto de carga.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina segue com variações de clima conforme a região

A previsão do tempo para Santa Catarina demonstra que...

Suspeito de tentativa de homicídio é preso em Caçador

Suspeito de tentativa de homicídio é preso em Caçador....

Rota da Amizade é homenageada na ALESC

O dia 10 de abril ficará para sempre marcado...

“Sílvia era uma excelente motorista”, diz secretária de Timbó Grande

O município de Timbó Grande está de luto com...

Megaoperação em SC já fez 123 prisões em oito meses

Uma megaoperação que investiga uma das maiores organizações criminosas...

Mais Lidas da semana

Jovem de 18 anos é morta por arma de fogo em Videira

Na madrugada de sexta-feira, dia 5, uma jovem de...

Motociclista morre no centro de Caçador

Um homem de 32 anos, identificado como Gerson Pelentir...

Identificada jovem de 18 anos morta em feminicídio em Videira

Foi identificada jovem de 18 anos morta em feminicídio...

Polícia prende acusado de feminicídio em Videira

A Polícia Civil, em uma operação conjunta com a...

Homem sofre tentativa de homicídio em clube

Um homem sofreu uma tentativa de homicídio em um...

Outros Tópicos Interessantes