A situação da ponte de madeira sobre o Rio São Pedro, localizada na linha São Domingos, na divisa entre os municípios de Caçador e Macieira, tem gerado indignação entre moradores e produtores rurais. Em condições precárias, com pranchas podres e soltas, a estrutura representa um risco para quem depende dela diariamente.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo relatos, caminhões de carga estão precisando fazer desvios de até 20 quilômetros por estradas de chão para evitar a travessia, o que aumenta custos e dificulta o transporte de produção agrícola. O problema, conforme o produtor rural Jurandir Morigi, é antigo e amplamente conhecido pelas autoridades de ambas as cidades.
O desabafo de quem enfrenta o problema
Jurandir Morigi, que investiu cerca de R$ 3 milhões em granjas na região destaca a gravidade da situação. “Hoje tinha um caminhão de ração que descarregou metade longe da minha granja porque, por causa da ponte, precisei fazer 20 quilômetros a mais. Eu tenho investimentos grandes aqui, produzo e pago impostos, mas o acesso é um problema constante. A situação da ponte é insustentável e dificulta até o transporte de materiais para obras que estão em andamento.”
Veja também
Cavalos soltos são recolhidos e tutores notificados em Caçador
Receitas do Município podem chegar a R$ 482 milhões em 2025
Acic lidera movimento pela pavimentação da Rodovia do Contestado
A moradora Leonice Zago também relata os desafios causados pela precariedade da ponte. “Eu não consigo mais passar com o carro. Tenho que dar a volta por São Pedro. Já tentei usar a ponte, mas os buracos nos dois trilhos tornam impossível passar sem correr riscos. Faz mais de 10 dias que não passo por lá.”
Deise Abati Lewinski, outra residente da região, reforça a necessidade de uma solução urgente. “A ponte está cada vez pior. Antes, o buraco era só de um lado, agora tem dos dois. É perigoso e inviável. Os produtores e moradores da comunidade precisam desse acesso para manter suas atividades, e o desvio por São Pedro aumenta os custos. É um direito básico que essa ponte seja reparada.”
Imagens reforçam gravidade do problema
Imagens enviadas à redação do Portal RBV mostram a precariedade da estrutura, que ameaça ceder a qualquer momento. O risco é iminente para pedestres, veículos e, principalmente, para caminhões que precisam transportar cargas pesadas.
Autoridades ainda sem resposta
Procuradas, as prefeituras de Caçador e Macieira foram informadas sobre a situação. A Secretaria de Infraestrutura de Caçador e a Secretaria de Obras de Macieira ainda não apresentaram uma solução concreta para o problema.
Nossas Redes Sociais