Na manhã desta sexta-feira, 28, a prefeitura de Caçador fez uma força-tarefa, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Caçador, que realizou a limpeza de um ponto crítico na Rua Lino Sperotto, no bairro Champagnat. No local, havia uma grande quantidade de lixo descartado de forma irregular, incluindo móveis velhos, restos de jardinagem, materiais de construção e até eletrônicos. Além disso, a ação contou com a presença do secretário Cláudio Rottava e uma equipe composta por cinco funcionários, caminhões caçamba e uma retroescavadeira.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O secretário lamentou a reincidência desse problema. “Infelizmente, estamos vendo uma cena deplorável, onde se criou uma cultura de descarte irregular. Muitas vezes, as pessoas limpam seus quintais e, sem consciência ambiental, acabam jogando o lixo na beira das estradas ou em terrenos de terceiros. Consequentemente, isso gera não apenas danos ambientais, mas também configura crime ambiental. Por esse motivo, é importante destacar que essa prática está sujeita a multas previstas em lei”, afirmou Rottava, ao mencionar a lei municipal nº 3880/2024, a qual prevê penalidades específicas para quem for flagrado descartando resíduos de forma irregular.
Veja também
MPSC solicita esclarecimentos à Celesc por falhas no atendimento aos clientes
Cigarros e bebidas lideram número de apreensões nas rodovias de SC
Moacir D’Agostini é secretário-executivo da SC Parcerias
A operação faz parte de um trabalho contínuo que já identificou 32 pontos críticos em Caçador. A situação preocupa, pois desloca recursos e equipamentos que deveriam estar atendendo outras demandas, como serviços rurais e manutenção de espaços públicos. “Temos equipamentos e funcionários que deveriam estar em comunidades agrícolas e cemitérios, mas que precisam ser desviados para recolher esse lixo jogado irresponsavelmente. Quem paga essa conta é o contribuinte”, afirmou o secretário.
Serviço de Coleta
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, além de suas outras atribuições, oferece o serviço de agendamento para a coleta de restos de poda e móveis usados. Nesse sentido, Rottava reforçou que os cidadãos, para facilitar o descarte adequado, podem ligar para o telefone (49) 99129-9775 e agendar a retirada desses materiais. Além disso, há contêineres disponíveis na secretaria para o descarte correto de pneus, baterias, lâmpadas e eletrônicos. “Queremos a colaboração da população. Se você presenciar alguém descartando lixo de forma irregular, denuncie. Garantimos o sigilo total”, pediu o secretário, reforçando a importância da conscientização para manter a cidade limpa e evitar danos ambientais.
Nossas Redes Sociais