Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Sebrae/SC promove capacitação sobre descarbonização de propriedades rurais

O encontro em Caçador reuniu técnicos e especialistas de diversos estados, tendo iniciado em SC e se expandido pelo Brasil

Com o propósito de promover práticas sustentáveis no meio rural, Caçador sediou nos dias 17 e 18 de junho, o Workshop “Inventário de Gases de Efeito Estufa em Propriedades Rurais – Descarbonização”, uma iniciativa do Sebrae/SC por meio do Polo Sebrae Agro. A atividade reuniu especialistas, técnicos e produtores de diversos estados brasileiros, consolidando o município como referência no debate sobre transição ecológica e inovação no campo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A formação foi realizada no auditório da ACIC e combinou momentos teóricos com ações práticas em propriedades rurais da região.

Publicidade

O engenheiro ambiental e sanitarista Leonardo Batistel, um dos facilitadores do evento, explicou que o objetivo é realizar um diagnóstico preciso sobre as emissões de gases de efeito estufa nas propriedades, considerando o uso do solo, os sistemas de manejo e os processos produtivos.

“A partir dessa análise, conseguimos propor ações personalizadas que ajudem a reduzir as emissões ou aumentar a capacidade de sequestro de carbono. Cada propriedade tem sua realidade, e a ferramenta nos permite tratá-las de forma única e eficaz”, afirmou.

O projeto nasceu em Santa Catarina e hoje se expande para todo o país. Dr. Douglas Paranahyba de Abreu, Analista Técnico do Sebrae Goiás e coordenador nacional do Polo Sebrae Agro, relatou que a metodologia foi testada em mais de 200 propriedades nos seis biomas brasileiros, em parceria com agroindústrias e unidades estaduais do Sebrae.

 “Nós simplificamos um modelo internacional e adaptamos à realidade do produtor brasileiro. A proposta é democratizar essa agenda verde, especialmente para os pequenos produtores, oferecendo uma ferramenta acessível, prática e estratégica”, pontuou.

Ele ainda classificou a iniciativa como um marco para a agricultura tropical: “É um passo concreto para que a sustentabilidade deixe de ser um discurso e se torne uma gestão integrada da propriedade”.

Caçador foi escolhida como ponto de partida por já ter protagonizado experiências bem-sucedidas em sustentabilidade e agroindustrialização.

O analista do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, lembrou que a regional foi responsável pela tutoria do processo desde o início e que a proposta dialoga diretamente com o projeto de valorização de produtos locais.

“Com o uso da ferramenta e do sistema de apoio, poderemos qualificar as matérias-primas como produzidas em empreendimentos rurais net zero ou descarbonizados. Isso agrega valor aos produtos pela sua origem limpa e atende aos interesses de todas as cadeias produtivas do sistema agroalimentar brasileiro. Assim como já avançamos com o mel da Molimel, queremos expandir essa certificação para outras cadeias produtivas”, destacou.

A iniciativa também tem impacto direto na estratégia de desenvolvimento regional. Para Aloisio Salomon, gerente regional do Sebrae/SC no Meio-Oeste, o momento é decisivo.

“Estamos às vésperas da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), e é urgente inserir o tema da descarbonização na rotina das propriedades rurais. Muitas delas já geram benefícios ambientais e agora terão como comprovar esse valor. Isso fortalece a imagem dos nossos produtos e abre portas para novos mercados”, explicou.

Segundo Salomon, a formação teve forte apelo prático. “Levamos os participantes a campo para mostrar a aplicação da ferramenta e a coleta de dados em tempo real. Foi uma vivência técnica, mas com impacto direto e imediato na realidade das propriedades”, finalizou.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ascom Sebrae/SC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Casal acusado de matar bebê será julgado em Concórdia

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou...

SC lança campanha contra violência à mulher com foco nos homens

O Governo do Estado de Santa Catarina lançou recentemente...

Jovem fica ferida após capotamento em Fraiburgo

O Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo atendeu na...

Sexta-feira tem calor e temporais em SC com avanço de frente fria

A sexta-feira (16) marca uma mudança nas condições do...

MP pede que mulher que deixou jovem para trás no Pico Paraná pague indenização

O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da...

Mais Lidas da semana

Caçadorense busca ajuda para cirurgia urgente contra câncer

O caçadorense Luiz Antônio de Córdova, de 40 anos,...

Caminhão de cerveja cai em ribanceira e 15 pessoas são presas por saque

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Homem pula da Ponte do Castelhano e é salvo pela PM

A Polícia Militar salvou a vida de uma pessoa...

STF reconhece direito à liberdade provisória para Claudia Tavares

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que Claudia Fernanda...

Master Agroindustrial conquista certificação internacional IFS Food

A Master Agroindustrial S/A alcançou, nesta sexta-feira (09), uma...

Outros Tópicos Interessantes