Vereadores mirins de Caçador participam de vivência na Apae

Atividade permitiu aos jovens experimentar, na prática, algumas das dificuldades enfrentadas diariamente por pessoas com deficiência

Os integrantes do Programa Câmara e Prefeitura Mirim de Caçador participaram de um dia intenso de aprendizado e conscientização na terça-feira (11). Em visita à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), os vereadores mirins vivenciaram na prática os obstáculos diários enfrentados por pessoas com deficiência.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Durante a dinâmica, os estudantes circularam com olhos vendados, manobraram cadeiras de rodas e superaram circuitos motores planejados pela equipe pedagógica. O exercício colocou em destaque noções fundamentais de empatia, acessibilidade e cidadania.

Publicidade

A ação também fortaleceu os laços de amizade entre os visitantes e os alunos da instituição. Entre eles, destacou-se a presença de David e Vanessa, estudantes da Apae que atuam como vereadores mirins nesta legislatura.

De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, Simone da Roza Sabadin, os professores de Educação Física e Artes estruturaram circuitos com desafios reais de coordenação, mobilidade e percepção sensorial. Os jovens utilizaram cadeiras de rodas manuais e motorizadas, além de cumprirem tarefas com limitações físicas deliberadas.

A professora de Educação Física Eveline Andréia Colaço Maguerroski destacou a relevância dessa troca direta entre os estudantes. “Preparamos esse momento para que eles tenham essa experiência, para que conheçam quais são as dificuldades dos nossos educandos”, afirmou.

Segundo a educadora, as tarefas exercitaram habilidades motoras amplas e finas, estimulando o respeito mútuo e a convivência saudável entre todos os participantes.

Além de incentivar a reflexão, o encontro faz parte do calendário oficial do Mês Municipal de Valorização e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A data, lembrada ao longo de agosto, foi instituída no município pela Lei Municipal nº 3.975, aprovada em 6 de maio de 2026.

Por fim, a diretora da Casa Legislativa e coordenadora do programa, Nilse de Fatima Nascimento, pontuou que a iniciativa fortalece a formação social, ética e política dos futuros líderes da comunidade.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações assessoria câmara

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Morre o influenciador Lito Sousa, aos 59 anos

O influenciador digital e especialista em aviação Lito Sousa...

Universo UNIARP recebe cerca de 2 mil estudantes e inspira futuros profissionais

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) viveu...

Sexta-feira terá frio e tempo firme em Santa Catarina

A sexta-feira (02) será marcada pelo tempo firme e...

Defeso da piracema começa nesta quinta-feira e vai até janeiro de 2027

Período da piracema traz restrições rígidas para a pesca na Bacia do Rio Uruguai em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Aplicativos da Justiça Eleitoral permitem acompanhar apuração em tempo real

Eleitores poderão acompanhar resultados das urnas e conferir boletins por meio de ferramentas oficiais da Justiça Eleitoral.

Jovens de Arroio Trinta se apresentam no Festival de Teatro de Videira

A Oficina Municipal de Teatro de Arroio Trinta apresentou a peça A Flautista de Hamelin na quarta-feira.

Fim do limite no Pix por aproximação altera regras de pagamentos

Nova determinação do Banco Central permite que correntistas definam valores personalizados para transações por aproximação e carteiras digitais.