A semana promete uma mudança significativa no clima brasileiro, com a previsão de ser a mais chuvosa em seis meses, segundo a Metsul Meteorologia. Após meses de seca e chuva abaixo da média, a transição do período seco para o úmido começa, trazendo alívio para os estados do Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Essa mudança é impulsionada por dois centros de baixa pressão que aumentam a umidade no país. O primeiro sistema se intensifica no Paraguai no início da semana, provocando chuvas nos três Estados do Sul entre segunda (07) e terça-feira (08).
Em seguida, a instabilidade se espalha pelo Centro-Oeste e Sudeste entre quarta (09) e quinta-feira (10), atingindo áreas que não registram chuva há quase seis meses.
Veja também
Seca histórica ameaça produção de alimentos no Brasil
SC terá frio, geada e chuvas nos próximos 3 meses
Na segunda metade da semana, novos episódios de chuva são esperados, especialmente no Centro-Sul, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde há possibilidade de formação de um ciclone em alto mar.
O boletim meteorológico enfatiza que não se via um mapa de projeção de chuvas tão abrangente para o Brasil em muito tempo.
Fortes chuvas
Nos próximos dez dias, regiões do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul podem acumular até 50 milímetros de chuva, com os maiores volumes concentrados em Santa Catarina e Paraná, onde algumas cidades podem registrar de 100 a 200 milímetros.
Tempestades isoladas devem acompanhar as chuvas, trazendo risco de alagamentos, raios, granizo e vendavais em diversas áreas do país.
Nossas Redes Sociais