Rodeio, no Vale do Itajaí, Santa Catarina, agora conta com a maior árvore de crochê do Brasil. A estrutura tem doze metros de altura e foi feita com cerca de quatro mil peças artesanais. Pelo menos 80 voluntárias da cidade, que tem 12,7 mil habitantes, dedicaram horas à confecção da obra, que enfeitará o município durante o período natalino.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo a prefeitura, a árvore é uma homenagem aos colonizadores italianos, que introduziram a prática do crochê na região.
A inauguração da decoração completa, que utilizou mais de quatro mil retalhos, será no sábado (15), transformando Rodeio em um ponto turístico natalino.
“As nossas nonas [avós] trouxeram o crochê de lá, ensinaram para as nossas mães, que passaram para nós. E por que não homenageá-las neste ano tão importante, que são os 150 anos da imigração italiana no Brasil?”, disse Mirela Maria Moretto Moser à NSC TV, afiliada da Globo em Santa Catarina.
Veja também
Brasil pode ter três novos ciclones em novembro
Mulher é condenada a pagar R$ 25 mil por perseguir ex e divulgar fotos íntima
Para chegar à árvore gigante, visitantes passarão por uma escadaria decorada com arcos de bolas de crochê. Além disso, 48 árvores menores estarão espalhadas pelas ruas, criando um cenário natalino completo.
A montagem da árvore gigante terminou na semana passada, com o apoio de um guindaste.

“A estrutura foi montada de cima para baixo. Ela foi dividida em seis módulos e espalhada dentro do salão. A gente montou todos os quadradinhos, encaixamos como se fosse um quebra-cabeça. Então, nós trouxemos aqui para o pátio e montamos os módulos de cima pra baixo”, explicou a equipe responsável.

A estrela, a primeira parte da árvore, foi feita pela aposentada Elvira Berri Ochler, que confessou a emoção do trabalho.
“Eu comecei copiando o molde dela, do papel. Mas eu pensei: como eu vou crochetar aquilo grande? Fiz os dois lados e depois uma tira pra fazer o acabamento da estrutura. E ficou linda, maravilhosa, toda iluminada. O medo de quando chegasse lá em cima não funcionasse, por isso a perda do sono. Mas foi uma aventura tudo isso”, comemorou.

A árvore de crochê de Rodeio é uma celebração do Natal, da tradição artesanal e da herança cultural italiana, atraindo visitantes e fortalecendo a identidade local.






