Árvore de crochê gigante é destaque nas comemorações natalinas em SC

A árvore mede 12 metros de altura e foi confeccionada com quatro mil peças por 80 voluntárias

Rodeio, no Vale do Itajaí, Santa Catarina, agora conta com a maior árvore de crochê do Brasil. A estrutura tem doze metros de altura e foi feita com cerca de quatro mil peças artesanais. Pelo menos 80 voluntárias da cidade, que tem 12,7 mil habitantes, dedicaram horas à confecção da obra, que enfeitará o município durante o período natalino.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo a prefeitura, a árvore é uma homenagem aos colonizadores italianos, que introduziram a prática do crochê na região.

Publicidade

A inauguração da decoração completa, que utilizou mais de quatro mil retalhos, será no sábado (15), transformando Rodeio em um ponto turístico natalino.

“As nossas nonas [avós] trouxeram o crochê de lá, ensinaram para as nossas mães, que passaram para nós. E por que não homenageá-las neste ano tão importante, que são os 150 anos da imigração italiana no Brasil?”, disse Mirela Maria Moretto Moser à NSC TV, afiliada da Globo em Santa Catarina.

Para chegar à árvore gigante, visitantes passarão por uma escadaria decorada com arcos de bolas de crochê. Além disso, 48 árvores menores estarão espalhadas pelas ruas, criando um cenário natalino completo.

A montagem da árvore gigante terminou na semana passada, com o apoio de um guindaste.

“A estrutura foi montada de cima para baixo. Ela foi dividida em seis módulos e espalhada dentro do salão. A gente montou todos os quadradinhos, encaixamos como se fosse um quebra-cabeça. Então, nós trouxemos aqui para o pátio e montamos os módulos de cima pra baixo”, explicou a equipe responsável.

A estrela, a primeira parte da árvore, foi feita pela aposentada Elvira Berri Ochler, que confessou a emoção do trabalho.

“Eu comecei copiando o molde dela, do papel. Mas eu pensei: como eu vou crochetar aquilo grande? Fiz os dois lados e depois uma tira pra fazer o acabamento da estrutura. E ficou linda, maravilhosa, toda iluminada. O medo de quando chegasse lá em cima não funcionasse, por isso a perda do sono. Mas foi uma aventura tudo isso”, comemorou.

A árvore de crochê de Rodeio é uma celebração do Natal, da tradição artesanal e da herança cultural italiana, atraindo visitantes e fortalecendo a identidade local.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total/G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Governo Federal encerra parte do subsídio ao diesel e avalia gasolina

O governo federal confirmou que encerrará, a partir desta...

Frente fria mantém risco de temporais em SC nesta quarta-feira

A atuação da frente fria continua influenciando as condições...

Homem é salvo após cair no Rio do Peixe em Caçador

Um homem foi resgatado com vida na tarde desta...
00:23:33

Videira Notícias – 30/06/2026

https://www.youtube.com/watch?v=9Uyblcla5G0

Mega-Sena 3025 pode pagar R$ 23 milhões nesta terça-feira (30)

Os apostadores têm mais uma oportunidade de disputar um...

Previsão orçamentária para Caçador chega a R$ 550 milhões

A Câmara Municipal de Caçador realizou, na noite desta...

Cinco projetos entram em votação na Câmara de Videira nesta terça

A Câmara de Vereadores de Videira realiza nesta terça-feira...

Inscrições para concurso da Prefeitura de Pinheiro Preto terminam no dia 16 de julho

Os interessados em participar do Concurso Público Centralizado 01/2026...