Abastecimento de água pode ser afetado em cidades do Meio-Oeste após fortes chuvas

As fortes chuvas elevaram o nível do Rio do Peixe e dificultaram a captação de água devido ao acúmulo de galhos, sedimentos e outros resíduos

As fortes chuvas registradas entre quarta-feira (1º) e esta quinta-feira (2) no Meio-Oeste catarinense podem provocar problemas no abastecimento de água em Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna. O alerta foi emitido pelo Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto (SIMAE), que informou dificuldades na captação devido à elevação do nível do Rio do Peixe.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo o órgão, o aumento da vazão do rio trouxe uma grande quantidade de galhos, sedimentos e outros resíduos até o ponto de captação, reduzindo o volume de água captado e comprometendo os níveis dos reservatórios de água tratada.

Publicidade

Baixa pressão e desabastecimento podem ocorrer

Em razão da situação, o SIMAE alerta que alguns bairros dos três municípios poderão registrar baixa pressão na rede ou desabastecimento temporário enquanto as condições permanecerem desfavoráveis.

A autarquia solicita que a população utilize a água de forma consciente e evite atividades que não sejam essenciais, contribuindo para preservar os reservatórios durante o período de instabilidade.

“Devido às fortes chuvas dos últimos dias e o aumento do nível do Rio do Peixe, o SIMAE está enfrentando dificuldades na captação de água. A grande quantidade de galhos, sedimentos e sujeira arrastada pela correnteza têm reduzido a vazão captada, comprometendo os níveis dos reservatórios de água tratada”, informou o órgão em nota.

Rio do Peixe segue sob monitoramento

O Rio do Peixe, que corta e divide os municípios de Joaçaba e Herval d’Oeste, voltou a apresentar elevação significativa do nível em decorrência das chuvas. Situações semelhantes já foram registradas em anos anteriores durante períodos de precipitação intensa.

A Defesa Civil mantém monitoramento constante do rio e de outros cursos d’água da região, diante do risco de novas cheias e alagamentos.

Estudo sobre a água na Bacia do Rio do Peixe é aprovado por unanimidade
Foto: Reprodução

Frente fria mantém estado em alerta

Além dos impactos no abastecimento de água, a frente fria que atua sobre Santa Catarina continua provocando instabilidade nesta quinta-feira. A previsão indica chuva persistente em diversas regiões, queda nas temperaturas e possibilidade de temporais isolados.

Também há previsão de formação de um ciclone extratropical sobre o oceano, que deve provocar rajadas de vento entre 50 e 70 km/h no litoral catarinense, além de mar agitado e risco de ressaca entre sexta-feira (3) e sábado (4).

As autoridades orientam a população a acompanhar os avisos da Defesa Civil e utilizar a água de forma racional até que o sistema de captação seja normalizado.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

O que considerar para facilitar identificação de bagagem em viagens

Perder tempo diante da esteira tentando reconhecer a própria...

Principais tendências de consumo no interior de São Paulo

A rotina no interior de São Paulo mudou de...

Como escolher o forno ideal para preparar receitas

Acertar na escolha do forno faz diferença na rotina,...

Agricultores de Caçador receberão títulos definitivos da terra

Sessenta e oito famílias de agricultores do Assentamento Hermínio...

Videira sedia o XIII Simpósio Catarinense de Astronomia

Videira será palco, nos dias 24 e 25 de...

Caçadorense conquista medalha internacional no tiro esportivo

O atirador caçadorense Jaime Jung conquistou mais um importante...

Prefeitura de Videira homenageia esportistas e dá novos nomes a espaços públicos

A Prefeitura de Videira oficializou homenagens a dois importantes...