Nesta quinta-feira (13), um ciclone extratropical localizado entre o Rio Grande do Sul, Uruguai e o mar está deslocando umidade em direção à divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, resultando em variação de nuvens e possibilidade de chuva isolada.
Nas demais áreas, o dia será marcado por períodos de sol entre nuvens e baixa probabilidade de chuva. Ventos de oeste, com moderada intensidade, prevalecerão no estado, com rajadas entre 50 a 70 km/h do Meio Oeste ao litoral, podendo atingir até 85 km/h em algumas regiões do Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e localidades do Vale. O risco de ocorrências relacionadas aos ventos é considerado alto a muito alto.
Com a aproximação de uma massa de ar frio de origem polar, as temperaturas começarão a cair. As máximas ocorrerão durante a manhã, variando entre 21°C no Litoral Norte, 10 a 14°C no Grande Oeste e Planalto Sul, e de 15 a 19°C nas demais regiões.
As mínimas serão registradas durante a noite, com previsão de temperaturas próximas de 0°C na Serra, 10 a 14°C no litoral e Baixo/Médio Vale, e de 2 a 9°C nas demais áreas. O risco de ocorrências relacionadas ao declínio das temperaturas é considerado moderado a alto.
Na Serra, há uma pequena chance de ocorrência de chuva congelada e/ou neve de forma isolada entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira (14). Devido aos ventos fortes, as ondas no mar terão direção sul e a costa de Santa Catarina enfrentará condições de agitação marítima de grosso a muito grosso.
No Litoral Sul, a altura das ondas varia entre 3,5 a 4,5 metros, na região da Grande Florianópolis litorânea, entre 2,5 a 3,5 metros, e nas demais áreas até 2,5 metros. O risco de ocorrências associadas à agitação marítima e ressacas é considerado alto a muito alto.