Ícone do site PortalRBV

Ciclone traz temporais e risco alto de alagamentos em SC

Ciclone traz temporais e risco alto de alagamentos em SC

Foto: Reprodução Canva e Defesa Civil

Entre esta segunda-feira (08/12) e a terça-feira (09), a atuação de um ciclone extratropical deixa o tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina, com previsão de chuva intensa, temporais e risco elevado para diversas ocorrências.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Ao longo da tarde e noite desta segunda (08), há condições para temporais com chuva forte, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente no Grande Oeste e Planalto Norte, onde não se descarta a ocorrência de tempestades severas. O risco é moderado a alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos à rede elétrica.

Na terça-feira (09), as instabilidades se intensificam. A chuva permanece persistente e por vezes intensa, em curtos períodos de tempo, desde a madrugada. O risco é muito alto a alto para alagamentos e enxurradas, e moderado para deslizamentos.

A instabilidade começa a ganhar força nas primeiras horas do dia no Grande Oeste, avançando rapidamente para as demais regiões. No Litoral, a chuva intensa deve ocorrer já pela manhã, com acumulados significativos ao longo do dia.

Com o aumento da saturação do solo, o risco geológico também cresce. A Defesa Civil ressalta atenção redobrada em áreas de encosta, taludes rodoviários e locais previamente mapeados como suscetíveis. O risco para deslizamentos torna-se moderado na Grande Florianópolis e no Litoral Sul.

Na quarta-feira (10), com o afastamento do ciclone para alto mar, as instabilidades diminuem e os temporais passam a ocorrer de forma mais isolada. O vento de oeste, porém, ganha intensidade em boa parte do estado, com rajadas entre 60 e 80 km/h, podendo ser ainda mais fortes, conforme aviso da SDC/SC.

A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar atualizações e novos alertas nos canais oficiais e orienta a população:

As equipes seguem monitorando as condições climáticas em todo o estado.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile