Na tarde da รบltima sexta-feira (9), o municรญpio de Palmitos, situado no Oeste catarinense, foi fortemente impactado por intensas tempestades que avanรงaram rapidamente pela regiรฃo. Por volta das 14h, um tornado se formou e causou sรฉrios danos ร cidade, incluindo destelhamentos, queda de รกrvores, interrupรงรฃo no fornecimento de energia elรฉtrica e destruiรงรฃo em รกreas rurais e urbanas. A Defesa Civil confirmou a ocorrรชncia do fenรดmeno apรณs analisar imagens de radar meteorolรณgico e registros feitos com drones.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTรCIAS
A formaรงรฃo do tornado ocorreu dentro de uma extensa linha de instabilidade que atravessou o estado ao longo do dia, impulsionada pelo avanรงo de uma frente fria jรก prevista nos alertas meteorolรณgicos.
Essa frente atingiu inicialmente o Oeste de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul, seguindo rumo ao restante do territรณrio catarinense ao longo da tarde e noite.
Segundo os especialistas da Defesa Civil, o radar meteorolรณgico foi crucial para identificar sinais caracterรญsticos de uma supercรฉlula โ o tipo de tempestade mais associado a tornados.
Veja tambรฉm
Crianรงa de 3 anos morre em grave acidente em Caรงador
Empresรกrio da regiรฃo morre em acidente na SC-350, em Lebon Rรฉgis
As imagens revelaram รกreas de alta refletividade, indicativas de tempestades intensas, alรฉm de um padrรฃo de vento em rotaรงรฃo conhecido como dipolo, reforรงando a presenรงa de um sistema tornรกdico.
Alรฉm disso, a inspeรงรฃo feita pela Coordenadoria Regional da Defesa Civil no local reforรงou essa anรกlise. รrvores torcidas em vรกrias direรงรตes, danos distribuรญdos de forma aleatรณria e rastros claros de destruiรงรฃo alinham-se com o padrรฃo tรญpico de tornados, diferenciando-se dos danos provocados por microexplosรตes ou frentes de rajada, que seguem uma direรงรฃo mais uniforme.
Em paralelo, a cidade de Itapiranga, tambรฉm no Extremo Oeste, foi uma das primeiras a ser atingida pela mesma linha de instabilidade.
Inicialmente, acreditava-se que os estragos no municรญpio pudessem ter sido causados por uma microexplosรฃo. No entanto, apรณs uma avaliaรงรฃo tรฉcnica, a Defesa Civil descartou essa possibilidade.
Os danos, como a queda de รกrvores em uma รบnica direรงรฃo, foram atribuรญdos ร atuaรงรฃo de uma frente de rajada โ ventos fortes que descem das nuvens e se espalham horizontalmente ao alcanรงar o solo.
Diante da gravidade da situaรงรฃo, a prefeitura de Palmitos decretou situaรงรฃo de emergรชncia no sรกbado (10). O evento climรกtico deixou ao menos 50 residรชncias danificadas, desalojou 65 pessoas e causou prejuรญzos significativos ร infraestrutura da cidade. Infelizmente, tambรฉm foi registrada uma morte.
A administraรงรฃo municipal solicitou apoio estadual e federal para garantir o abastecimento de itens essenciais, alojamento temporรกrio e condiรงรตes mรญnimas de seguranรงa e dignidade ร s famรญlias afetadas.
Os dados enviados pelas equipes tรฉcnicas servirรฃo de base para aรงรตes emergenciais e para acelerar o repasse de recursos destinados ร recuperaรงรฃo da cidade.
Enquanto isso, a Defesa Civil mantรฉm o alerta em todo o estado, jรก que novas instabilidades podem ocorrer nos prรณximos dias.
Nossas Redes Sociais