A partir de quinta-feira, dia 4 de setembro, uma frente fria avança por Santa Catarina e muda o tempo em todas as regiões. A instabilidade começa pela manhã nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e no Extremo Oeste, se espalhando chuvas gradualmente para o restante do estado ao longo do dia.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo a previsão meteorológica, há risco moderado para ocorrências associadas à chuva intensa e aos temporais isolados.
Entre os principais riscos estão alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, quedas de galhos e árvores, além de danos à rede elétrica.
Durante a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira, o sistema ganha força. Nesses períodos, aumentam as chances de chuvas e temporais com raios, rajadas de vento e até eventual queda de granizo.
Veja também
Caminhão é flagrado com 12 toneladas de excesso de carga em rodovia de SC
Vereadores de Rio das Antas defendem instalação de câmeras em salas de aula
As regiões com maior potencial para esses eventos são o Grande Oeste e o Alto Vale do Itajaí.
Apesar da redução da intensidade dos temporais na sexta-feira, dia 5, a chuva continua. A previsão indica que o tempo segue instável e com chuva moderada durante todo o dia em diversas áreas do estado.
A Defesa Civil de Santa Catarina já emitiu orientações importantes para a população
- Durante os temporais e fortes chuvas busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.