A aproximação de uma massa de ar seco, associada a uma área de alta pressão atmosférica que avança pela Argentina e Uruguai, deve garantir tempo estável em Santa Catarina neste domingo (4). A condição favorece o predomínio de sol na maior parte do estado e provoca redução das temperaturas em relação aos dias anteriores, segundo a previsão meteorológica.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A exceção fica por conta das áreas entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte e parte do Planalto Norte, onde a nebulosidade deve ser mais presente ao longo do dia. Nessas regiões, há condições para ocorrência de chuvas fracas e rápidas, especialmente nos períodos da manhã e da noite.
O amanhecer de domingo será frio em várias regiões catarinenses. No Planalto Sul, as temperaturas devem variar entre 3°C e 9°C. Já no Meio-Oeste e na Grande Florianópolis Serrana, os termômetros ficam entre 7°C e 11°C. No Litoral Sul e na Grande Florianópolis Litorânea, as mínimas oscilam entre 13°C e 18°C, enquanto no Litoral Norte os valores permanecem um pouco mais elevados, próximos de 18°C a 20°C.
Durante a tarde, a elevação das temperaturas será gradual. No Litoral e no Vale do Itajaí, as máximas variam entre 24°C e 28°C. Nas demais regiões de Santa Catarina, os termômetros devem marcar entre 20°C e 26°C, com valores menores nas áreas mais elevadas do estado.
Devido ao declínio das temperaturas em relação ao dia anterior, o risco é considerado baixo a moderado para ocorrências associadas, como desconforto térmico e impactos pontuais em atividades ao ar livre.
No litoral catarinense, o mar segue agitado, com risco moderado para ocorrências associadas, especialmente para atividades de pesca e navegação. A recomendação é de atenção redobrada para quem pretende ir ao mar durante o domingo. A tendência é de manutenção do tempo firme nos próximos dias, com manhãs mais frias e tardes agradáveis, típicas do período de atuação de massas de ar seco sobre o Sul do Brasil.




