Clima terá mudanças abruptas nesta sexta-feira (18)

Segundo as informações da Defesa Civil a mudança deve começar a ser sentida pelos catarinenses no início da tarde desta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 18, os catarinenses devem se preparar para uma mudanças abruptas no clima. As primeiras horas da manhã serão marcadas pelo aumento gradual da cobertura de nuvens, sinalizando uma transformação iminente no tempo.

Conforme a Defesa Civil, esta alteração será acompanhada por condições propícias para a ocorrência de chuvas e tempestades isoladas, cujo início está previsto para o início da tarde.

O pivô dessa transição climática é a chegada esperada de uma frente fria. Os primeiros a sentir os efeitos da precipitação serão os territórios limítrofes com o Rio Grande do Sul, com a chuva estendendo-se gradualmente para as demais áreas do estado até o término do dia.

Publicidade

É importante ressaltar que, em determinados momentos, a chuva se intensificará, sendo acompanhada por tempestades que trazem consigo raios, rajadas de vento e até granizo. Essa conjunção de fenômenos climáticos eleva consideravelmente o risco de incidentes associados às tempestades, classificando-se de moderado a alto.

No decorrer da tarde, as temperaturas máximas experimentarão variações notáveis, oscilando entre 27°C e 30°C em praticamente todos os recantos do estado. Contudo, é no Litoral Sul que o termômetro poderá atingir a marca impressionante de 34°C.

Segundo as informações, os ventos ganharão intensidade, principalmente nas áreas que vão do Oeste até os Planaltos. Essas rajadas ventosas, que poderão alcançar velocidades moderadas de 35 a 40 km/h, e, em alguns casos, rajadas fortes superiores a 70 km/h. Com isso, existe a possibilidade para risco moderado para incidentes, incluindo destelhamentos, quedas de galhos de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Fonte:
Defesa Civil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Seu título de eleitor está em dia? O prazo está acabando

Os eleitores têm até 6 de maio de 2026...

PGR se pronuncia a favor de prisão domiciliar de Bolsonaro

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, se posicionou nesta...

Jovem de 19 anos é morto após briga em boate

Um jovem de 19 anos perdeu a vida na...

TCE/SC suspende edital de R$ 10 milhões para coleta de lixo no Meio-Oeste

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) determinou...

Bruno & Marrone emocionam multidão na ExpoCaçador 2026

O Parque das Araucárias testemunhou um dos momentos mais...

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros de SC entram em greve devido à alta do diesel

Caminhoneiros de Santa Catarina decidiram aderir a uma mobilização...

Corpo é encontrado em estado avançado de decomposição em Videira

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira foi acionado...

Caminhão com destino a Videira levava mais de 5 toneladas de drogas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na manhã de...

Vereador cobra providências após ataques de cães de rua em Caçador

O vereador Fabiano Dobner voltou a cobrar do Executivo...

Caminhoneiros desistem de greve após decisão do governo

Os caminhoneiros decidiram suspender a greve que vinha sendo...

Outros Tópicos Interessantes