Santa Catarina se prepara para um Natal marcado pelo calor intenso e pela possibilidade de temporais isolados em diversas regiões do estado. Moradores e turistas devem ficar atentos às condições meteorológicas, pois a combinação de altas temperaturas, umidade e áreas de baixa pressão em médios níveis da atmosfera aumenta o risco de chuva forte, alagamentos e danos em estruturas. O cenário é típico do verão catarinense, exigindo atenção redobrada principalmente nas áreas mais baixas e litorâneas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Quarta-feira (24) – Véspera de Natal
O dia começa com tempo estável na maior parte de Santa Catarina, mas nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, temporais isolados já podem ocorrer a partir da manhã devido à atuação de uma área de baixa pressão.
Entre a tarde e a noite, a instabilidade se espalha, elevando o risco moderado a alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica.
Veja também
Saque do FGTS Retido é liberado para demitidos entre 2020 e 2025
Natal Solidário leva alegria a mais de 400 crianças em Videira
As temperaturas variam de 22°C a 25°C no Litoral e de 16°C a 18°C nas áreas mais altas. Durante a tarde, as marcas chegam a 34°C a 38°C entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, com risco baixo a moderado para ocorrências ligadas ao calor intenso.
Quinta-feira (25) – Natal
O feriado será de calor e instabilidade em todo o estado. “As instabilidades já alcançam as áreas de divisa com o RS – incluindo Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul pela manhã, avançando para as demais regiões do estado entre à tarde e noite”, alertam meteorologistas.
O risco de alagamentos e enxurradas permanece moderado a alto, enquanto destelhamentos, danos na rede elétrica e quedas de galhos ou árvores têm risco moderado. As temperaturas à tarde devem alcançar 34°C a 36°C no Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, mantendo atenção para o calor intenso.
Tendência para os próximos dias
Na sexta-feira (26), a passagem de uma frente fria pelo litoral provoca pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral.
No sábado (27), a instabilidade enfraquece ao se deslocar para o Rio Grande do Sul e Uruguai, mas ainda haverá condições para chuva e temporais isolados.
O calor perde intensidade, embora a maioria das regiões continue registrando temperaturas próximas dos 30°C.

