Saque do FGTS Retido é liberado para demitidos entre 2020 e 2025

No total, 14,1 milhões de trabalhadores serão beneficiados, com R$ 7,8 bilhões liberados

O governo federal anunciou nesta terça-feira (23) a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) retido para trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário. A medida, publicada em Medida Provisória (MP), atende aos funcionários que foram demitidos entre janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o pagamento será realizado em duas etapas. A primeira parcela, de até R$ 1.800, será depositada até o dia 30 de dezembro.

Publicidade

Já a segunda parcela, que libera o valor restante, estará disponível na conta do trabalhador até 12 de fevereiro de 2026.

Os interessados podem consultar seus saldos diretamente no aplicativo do FGTS, enquanto a Caixa Econômica Federal divulgará o calendário oficial de liberação.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou a importância da medida:

“Estamos corrigindo injustiças criadas pela lei do Saque-Aniversário, que castiga o trabalhador quando ele é demitido. Estamos fazendo isso enquanto não surgem as condições políticas para que essa lei seja revogada”.

Segundo o MTE, cerca de 87% dos trabalhadores beneficiados receberão o dinheiro diretamente em suas contas bancárias cadastradas no aplicativo.

Saque do FGTS Retido é liberado para demitidos entre 2020 e 2025
Foto: SOPA Images/LightRocket via Gett

Quem não tiver conta poderá sacar o valor em caixas eletrônicos, casas lotéricas ou nos pontos de atendimento Caixa Aqui. Ao todo, 14,1 milhões de trabalhadores serão contemplados, totalizando R$ 7,8 bilhões liberados.

Vale lembrar que parte dos beneficiados não poderá sacar o montante integral devido a empréstimos consignados ou compromissos com o FGTS. “Além disso, há trabalhadores que têm todo o saldo comprometido e não possuem valores disponíveis para saque”, explicou o MTE.

Saque-aniversário

O saque-aniversário, criado em 2019, permite retirar anualmente uma parte do saldo do FGTS no mês de aniversário.

A adesão é opcional e pode ser feita pelo aplicativo FGTS, site da Caixa ou nas agências. No entanto, ao optar por essa modalidade, o trabalhador abre mão do saque integral em caso de demissão sem justa causa, mantendo apenas a multa rescisória de 40%.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Governo mantém acervo oficial com relatos inusitados de OVNIs no Brasil

Luzes que mudavam de direção, discos luminosos, objetos que...

Frente fria muda o tempo e traz risco de temporais em SC

Depois de dias marcados pelo frio intenso, o tempo...
00:23:21

Videira Notícias – 26/06/2026

https://www.youtube.com/live/coTRGv69AIg?si=X3TM88lpGyYT07XU

Fraiburgo, Ibiam, Iomerê e Pinheiro Preto alteram horários de serviços públicos no dia do jogo do Brasil

Diversos municípios do Meio-Oeste catarinense anunciaram mudanças no funcionamento...

Van sem freio causa acidente em Caçador nesta sexta-feira

Um grande susto passou o motorista de uma Van...

Ibiam participa de fórum e anuncia projeto de monitoramento de rios em tempo real

O município de Ibiam marcou presença no Fórum de...

Quina de São João 2026 será sorteada no domingo com prêmio de R$ 260 milhões

A Quina de São João 2026 será sorteada no...

Acidente no Centro de Caçador deixa feridos

Acidente no Centro de Caçador entre um Gol e...