A sexta-feira (07) será marcada por forte instabilidade em todas as regiões de Santa Catarina conforme a previsão do tempo. A intensificação de uma área de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera dará origem a uma intensa frente fria e a um Ciclone Extratropical sobre o mar, provocando riscos elevados.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo o alerta, a combinação dos sistemas deve gerar temporais com raios, vendavais, chuva intensa e queda de granizo, oferecendo risco alto a muito alto para ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de árvores, alagamentos e enxurradas.
As instabilidades começam a atuar já entre a madrugada e a manhã, principalmente em áreas próximas ao Rio Grande do Sul, mas se intensificam a partir da tarde e noite, quando o risco aumenta em todas as regiões, com destaque para o Grande Oeste e o Norte do estado. O mar segue agitado, com ondas entre 1,5 m e 2,5 m e picos de até 3 m no Sul.
Veja também
Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil
Senado aprova “imposto zero” para quem ganha até R$ 5 mil mensais
Ciclone se afasta no sábado
No sábado (08), o Ciclone Extratropical já estará formado próximo da costa catarinense e se afasta gradualmente para alto mar. Ainda assim, sua influência mantém o tempo instável, com maior nebulosidade e pancadas de chuva, especialmente no Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
No Litoral Sul, a chuva pode ser pontualmente intensa, com risco baixo a moderado para ocorrências.
Os ventos seguem fortes entre o Meio-Oeste e o Litoral, com rajadas entre 70 e 90 km/h, podendo se aproximar dos 100 km/h em áreas costeiras e serranas. O cenário mantém risco alto a muito alto para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de árvores.
O mar segue muito agitado, com ondas entre 3 m e 4 m, e picos maiores em alto mar, favorecendo ressaca.
Tempo firme entre domingo e segunda
Entre domingo (09) e segunda-feira (10), o ciclone se afasta definitivamente para alto mar e uma massa de ar mais seco avança, devolvendo a estabilidade ao tempo em quase todo o estado.
A exceção são áreas litorâneas — especialmente Litoral Sul e Norte — que ainda podem ter chuva fraca e passageira no domingo (09).
As temperaturas ficam mais amenas, principalmente nas madrugadas, variando entre 5°C e 10°C nas áreas serranas e entre 10°C e 15°C nas demais regiões.
Os dados sobre a previsão do tempo para Santa Catarina são da Defesa Civil – SC e da Epagri/Ciram.






