O fim de semana será marcado pela instabilidade em Santa Catarina. No sábado (22), o dia começa com tempo firme e sol na maior parte do estado conforme a previsão do tempo. A exceção é o Litoral Sul, onde a formação de uma baixa pressão na costa do Uruguai provoca chuva leve e passageira durante a madrugada.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Esse sistema também impede a queda mais acentuada das temperaturas no amanhecer, com mínimas entre 11°C nos planaltos e áreas serranas e 20°C nas demais regiões.
A partir da tarde, a aproximação da baixa pressão aumenta a instabilidade e favorece a ocorrência de temporais em todas as regiões, com risco baixo a moderado de destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais. O mar segue com pouca agitação, com ondas de até 2 metros.
Veja também
Florestas no Meio-Oeste: Como a iniciativa privada impulsiona a preservação ambiental
Trump reduz tarifas para produtos agrícolas brasileiros após avanço nas negociações diretas
No domingo (23), a manhã começa com chuva leve e persistente em todo o litoral. À tarde, o aquecimento volta a estimular temporais no Grande Oeste, Planaltos e Litoral, novamente com risco baixo a moderado para danos e alagamentos. As temperaturas mínimas variam de 8°C a 12°C nos planaltos e áreas serranas e de 15°C a 18°C nas demais regiões. No período da tarde, o calor é mais intenso no Extremo Oeste e Oeste, com máximas entre 26°C e 28°C.
O mar inicia o dia agitado no Litoral Sul, com ondas de até 2,5 metros, condição que avança para o restante do litoral ao longo do domingo. Há risco moderado para alagamentos costeiros.
A segunda-feira (24) marca o afastamento das instabilidades para o oceano, reduzindo a chance de temporais. No entanto, um sistema de alta pressão na costa do Rio Grande do Sul mantém a circulação marítima, trazendo umidade e possibilidade de chuva a qualquer momento no litoral.
Já na terça-feira (25), com o deslocamento desse sistema, o tempo volta a ficar firme em todo o estado.
Os dados sobre a previsão do tempo para Santa Catarina são da Defesa Civil – SC e da Epagri/Ciram.






