A sexta-feira (20) será marcada por temporais com chuva intensa em todo o território catarinense. A instabilidade ocorre por conta do deslocamento de uma frente fria sobre o mar, combinada com instabilidades em diferentes níveis da atmosfera, favorecendo a ocorrência de chuva forte entre o início da tarde e o final da noite.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O risco é considerado moderado a pontualmente alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
No amanhecer, as temperaturas variam entre 19°C e 22°C nas regiões do Oeste, Litoral e Vale do Itajaí, e entre 15°C e 18°C nos Planaltos, Meio-Oeste e áreas de serra. À tarde, o calor intenso segue predominando, com máximas acima dos 30°C em grande parte do estado e podendo ultrapassar os 35°C em áreas do Oeste. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas ao calor intenso em Santa Catarina.
Veja também
SC realiza 2º Simulado Estadual de Gestão de Desastres
Voos comerciais regulares ligam Serra Catarinense a São Paulo
Sábado mantém instabilidade e abafamento
No sábado (21), a circulação marítima mantém as instabilidades no início da madrugada, especialmente entre o Vale do Itajaí e o Litoral Norte, onde há previsão de chuva persistente.
Entre a tarde e a noite, retornam as condições típicas de temporais de verão em todo o estado, com chance de pancadas rápidas e temporais isolados. O risco é baixo a pontualmente moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos pontuais.
As temperaturas diminuem em relação à sexta-feira, com máximas entre 30°C e 32°C no Grande Oeste e entre 27°C e 30°C na metade leste de Santa Catarina. Apesar da leve queda, o calor combinado com a nebulosidade e a umidade mantém a sensação de abafamento.
Domingo e segunda seguem com instabilidades
No domingo (22), a circulação marítima continua transportando umidade do mar para o continente, mantendo maior nebulosidade entre os Planaltos e o Litoral, com registro de chuvas fracas a moderadas nessas regiões.
Já na segunda-feira (23), o padrão de circulação permanece nas áreas litorâneas e de planalto. No Grande Oeste, porém, as instabilidades ganham força devido à aproximação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina, aumentando as condições para novas ocorrências de chuva.



