A sexta-feira (17) será marcada por tempo estável na maior parte de Santa Catarina, com predomínio do sol e temperaturas elevadas, especialmente durante a tarde. Apesar das condições favoráveis em boa parte do estado, o Oeste e o Extremo Oeste ainda podem registrar temporais bastante isolados, embora o risco para ocorrências associadas seja considerado baixo.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O dia começa com temperaturas próximas dos 20°C no Grande Oeste. Nas demais regiões catarinenses, os termômetros variam entre 15°C e 17°C nas primeiras horas da manhã, proporcionando um amanhecer mais ameno.
Durante a tarde, o calor ganha força e as máximas devem se aproximar dos 30°C em áreas do Oeste e do Litoral Sul, mantendo a sensação de tempo abafado.
No litoral, o mar permanece agitado, principalmente no Litoral Sul. As ondas de leste e nordeste variam entre 2,0 e 2,5 metros, com picos ainda maiores em alto-mar. O risco para ocorrências relacionadas à agitação marítima varia de baixo a moderado, exigindo atenção de pescadores, navegadores e frequentadores das praias.
Veja também
Santa Catarina lidera o país em afastamentos do trabalho por transtornos mentais
Alesc aprova projeto que prevê pagamento de R$ 100 por javali abatido em SC
Frente fria muda o tempo em Santa Catarina no sábado
A estabilidade perde força no sábado (18), quando uma frente fria que atua sobre o Rio Grande do Sul começa a influenciar as condições do tempo em Santa Catarina.
A manhã ainda será de sol em todas as regiões, favorecendo a rápida elevação das temperaturas. As mínimas variam entre 12°C e 21°C, enquanto à tarde os termômetros permanecem acima dos 25°C em todo o estado.
Entre a tarde e a noite, aumentam as condições para pancadas de chuva e temporais isolados entre o Centro e o Sul catarinense, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
Há risco baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos pontuais.
Domingo e segunda-feira terão avanço da chuva
No domingo (19), a chuva começa ainda pela manhã nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul e, ao longo do dia, avança para as demais áreas de Santa Catarina.
Na segunda-feira (20), o cenário permanece semelhante. Com a aproximação da frente fria, a instabilidade continua predominando, mantendo condições para temporais nas áreas de divisa e favorecendo a ocorrência de chuva em diferentes regiões do estado.
A recomendação é acompanhar as atualizações da previsão do tempo, especialmente nas áreas com previsão de temporais, devido ao risco de ocorrências associadas às instabilidades ao longo do fim de semana.



