A sexta-feira (09) será marcada por mudança no tempo em Santa Catarina. As temperaturas diminuem em relação ao dia anterior, com mínimas entre 15°C e 19°C nos Planaltos, Meio Oeste e regiões serranas, e entre 20°C e 23°C no Oeste e no Litoral.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Durante a tarde, o calor volta a ganhar força, com máximas próximas de 30°C no Grande Oeste e entre 25°C e 30°C nas demais regiões. A partir do período da tarde, aumentam as condições para temporais em todo o estado, provocados pela combinação de calor, umidade e pela intensificação e aproximação de um sistema de baixa pressão sobre a Argentina, que avança em direção à Região Sul do Brasil.
Também há previsão de rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h no Grande Oeste, trazendo risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, destelhamentos, quedas de galhos e árvores, além de danos na rede elétrica.
Veja também
Colheita de 2026 começa mais cedo e anima produtores de uva em Videira
Corpo de Bombeiros Militar de SC abre 630 vagas em processo seletivo
No sábado (10), o tempo permanece instável em todas as regiões catarinenses. O sistema de baixa pressão evolui para um ciclone extratropical, que se desloca em direção ao Uruguai e ao Rio Grande do Sul, influenciando Santa Catarina e favorecendo temporais isolados e de forte intensidade.
Entre a tarde e a noite, o calor e a grande disponibilidade de umidade intensificam as instabilidades, mantendo risco alto para alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores e danos à rede elétrica. As temperaturas podem chegar a 35°C no Litoral Sul, variar entre 20°C e 28°C nos Planaltos e no Alto Vale do Itajaí e ficar entre 25°C e 32°C no Grande Oeste.
No domingo (11), o tempo segue instável em todo o estado devido à frente fria associada ao ciclone extratropical, mantendo a ocorrência de temporais. Já na segunda-feira (12), com o deslocamento do ciclone para o mar, a frente fria ainda provoca temporais, especialmente nas regiões mais ao norte de Santa Catarina, com destaque para áreas próximas à divisa com o Paraná.




