Com a frequente ocorrência de temporais na região, o sistema anti-granizo instalado em Caçador tem sido um importante aliado da Defesa Civil para minimizar prejuízos tanto na zona rural quanto no perímetro urbano. Conforme o coordenador da Defesa Civil no município, Sérgio Eloy Bisotto, a tecnologia reduziu em cerca de 90% a incidência de chuvas de granizo com potencial destrutivo.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O sistema não impede a formação do granizo, mas reduz o tamanho das pedras, diminuindo consideravelmente os danos. “Já tivemos situações em que havia previsão de granizo, mas as pedras ficaram tão pequenas que os estragos foram praticamente imperceptíveis”, explicou Sérgio.
Atualmente, Caçador conta com 34 geradores de iodeto de prata, distribuídos entre a área urbana e rural. No entanto, a equipe ainda precisa analisar algumas regiões na divisa com Calmon para garantir 100% de cobertura.
Veja também
Obras na SC-355 devem ser concluídas ainda antes do Carnaval
PGR denuncia Bolsonaro por tentativa de golpe de estado
Coronel Emerson Fernandes assume o comando-geral da PMSC
Acionamento e monitoramento do sistema
Os proprietários dos terrenos onde os geradores estão instalados acionam o sistema manualmente. Quando a central de monitoramento detecta a aproximação de nuvens com potencial de granizo, ela envia um aviso para que os responsáveis liguem o equipamento. “Mesmo que o tempo ainda esteja bom na cidade, podemos acionar os geradores com antecedência, pois sabemos que em algumas horas a tempestade pode chegar”, ressaltou Sérgio.
Nos últimos 30 dias, o sistema foi acionado 23 vezes, incluindo três apenas no mês de fevereiro. A expansão do projeto conta com o apoio do Estado, que tem assumido parte dos custos de manutenção e reposição dos insumos necessários para o funcionamento da tecnologia. Com os resultados positivos o sistema segue garantindo mais segurança para a população e para os produtores rurais do município.
Nossas Redes Sociais