Rádios RBV

Menu

Sol, chuva e calor: veja a previsão do tempo para a primeira semana de setembro

Ao longo do mês, a tendência é de calor aumentando em todo o país

A primeira semana de setembro começa com condições climáticas contrastantes entre as regiões brasileiras. Enquanto o Sul do Brasil sente os efeitos de uma nova frente fria, o Centro-Oeste e o interior do Sudeste enfrentam dias de calor intenso e ar seco.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com a Climatempo, no Rio Grande do Sul, a instabilidade será provocada por uma área de baixa pressão atmosférica vinda da Argentina.

“O tempo fica nublado e com pancadas de chuva no centro-sul do Estado, com risco de temporais localizados, chuva forte em alguns pontos e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h”, afirmou a empresa de meteorologia.

No oeste de Santa Catarina e Paraná, a chuva também se faz presente, podendo vir com raios e rajadas de vento fortes, segundo as previsões.

Por outro lado, regiões do interior de São Paulo e de Minas Gerais terão predomínio do tempo seco e calor acima da média. “No oeste paulista, Triângulo Mineiro e oeste de Minas, as temperaturas permanecem elevadas, com máximas acima de 30 °C”, informou a Climatempo.

No Centro-Oeste, o padrão de tempo seco se repete, principalmente em Goiás, centro de Mato Grosso e leste de Mato Grosso do Sul. As temperaturas seguem altas à tarde, favorecendo a evaporação e os baixos índices de umidade.

Essa condição aumenta o risco de incêndios em áreas rurais e urbanas. O Nordeste também entra em estado de alerta por conta do tempo quente e seco.

“No interior nordestino, o tempo seco e quente predomina, com a umidade relativa do ar abaixo de 30%, o que aumenta o risco de queimadas e causa desconforto à população”, completou a Climatempo.

Na Região Norte, chove principalmente entre o norte do Amazonas e Roraima, com pancadas moderadas a fortes e trovoadas. Já no Tocantins e no sul do Pará, o sol predomina, mas a baixa umidade do ar exige atenção da população.

Ao longo de setembro, a tendência é de que o calor aumente em praticamente todo o Brasil, inclusive nas regiões tradicionalmente mais amenas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Globo Rural

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Perseguição de 40 km termina com prisão de jovens e picape recuperada em SC

Três jovens foram presos na manhã de domingo (31)...

Casa é consumida por incêndio em Timbó Grande

Uma casa foi totalmente consumida por um incêndio na...

Catarinenses compram mais: vendas em supermercados disparam no primeiro semestre

Santa Catarina encerrou o primeiro semestre de 2025 com...

PM prende motorista embriagado e aborda motociclista em fuga

Na noite de sábado (30), por volta das 20h30,...

Setembro Amarelo: saiba quando buscar ajuda profissional

O Setembro Amarelo é a maior campanha de conscientização...

Mais Lidas da semana

Primeira escola cívico-militar estadual é implantada oficialmente em Videira

Na tarde desta terça-feira (26), a Escola Inspector Eurico...

Desaparecimento de Lusiane Borges completa 25 dias e continua sem solução

O desaparecimento de Lusiane Ribeiro Borges, de 27 anos,...

Mulher furta carro, atropela criança e causa tumulto em Videira

Uma mulher foi detida por populares e levada até...

Polícia Civil investiga fraudes milionárias em licitações de pavimentação no Meio-Oeste

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na manhã...

Motorista é preso por contrabando de abóboras em Santa Catarina

Um motorista foi preso por contrabando de abóboras em...

Outros Tópicos Interessantes