Ícone do site PortalRBV

Sul do Brasil terá agosto com temperaturas baixas e muita chuva

Sul do Brasil terá agosto com temperaturas baixas e muita chuva

Foto: Divulgação

Em agosto de 2025, o destaque do tempo será temperatura acima da média e chuva próxima do normal na maior parte do Brasil, informa o Inmet. A maior precipitação ocorrerá no Norte, Nordeste e Sul, mas Roraima e Pará podem registrar volumes menores.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Essa combinação favorece reduzir as queimadas, especialmente na Amazônia e no Cerrado. Diferente de 2024, agora “choveu relativamente bem nas porções mais sensíveis a esse cenário e também entrou o frio”, destaca Alexandre Nascimento da Nottus Meteorologia.

Agosto será frio ou calor?

De forma geral, as temperaturas ficarão acima da média. Contudo, massas de ar frio circulam neste inverno no Sul. A Serra pode registrar geadas.

Nascimento afirma: “Será intenso no Sul, claro, mas também, eventualmente, no Sudeste, Mato Grosso do Sul e até mesmo no sul da Amazônia”.

Como será o clima em cada região?

Sul – Chuvas tendem à média, com menos volume no norte do Paraná e até 50 mm acima no noroeste do Rio Grande do Sul. A temperatura pode ficar até 1 °C acima do normal.

Sudeste – Minas e Espírito Santo devem registrar chuva acima da média. Temperaturas variam entre 20 °C e 26 °C, e estarão acima do esperado, menos no nordeste da região.

Centro‑Oeste – Umidade pode variar entre seca e excesso. A chuva aumenta no centro‑sul do Mato Grosso do Sul. O calor fica acima da média, especialmente no noroeste de Mato Grosso e centro‑oeste sul‑mato‑grossense.

Norte – Amazonas e Roraima podem ter até 50 mm a mais de chuva. O Pará, por sua vez, deverá registrar temperaturas até 2 °C acima do normal.

Nordeste – A chuva será expressiva no litoral da Bahia, Pernambuco e agreste. Todas as unidades terão temperaturas acima da média climatológica.

Qual impacto para a agricultura?

Para o Nordeste, as chuvas litorâneas favorecem feijão e milho. Na região Norte, áreas agrícolas podem enfrentar falta de água.

No Sudeste e Centro‑Oeste, a chuva beneficia milho, algodão, café e cana‑de‑açúcar. Por outro lado, no Sul, o excesso pode dificultar o plantio de trigo, aveia, canola, centeio e cevada.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile