A formação de uma nova área de baixa pressão no interior do continente deixa o tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina nesta sexta-feira (12). Há condições para temporais isolados, acompanhados por raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, sobretudo nas áreas próximas à divisa com o Paraná. Nesses locais, o risco é moderado para ocorrências como alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
No Litoral, a chuva ganha força durante a noite, tornando-se persistente e por vezes intensa, elevando o risco de alagamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas mínimas variam entre 15 e 18°C no Meio-Oeste e Planaltos e entre 18 e 23°C nas demais regiões. À tarde, as máximas se aproximam dos 30°C no Litoral, enquanto nas demais áreas oscilam entre 24 e 27°C.
No sábado (13), as condições para temporais aumentam desde a madrugada, com possibilidade de raios, rajadas de vento, eventual granizo e chuva localmente intensa, especialmente do Grande Oeste aos Planaltos. Ao longo do dia, as instabilidades avançam para o Litoral e, à tarde, há risco de temporais mais intensos no Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. À noite, as intempéries tendem a diminuir. O risco é moderado a alto para alagamentos, enxurradas, queda de galhos, árvores e destelhamentos.
Veja também
Assassinato do técnico Josué em Caçador completa 10 anos
Serviços cartorários em SC podem ficar mais caros a partir de 2026
No domingo (14), o tempo segue instável e a combinação de calor e umidade favorece pancadas de chuva isoladas à tarde, com risco baixo para ocorrências.
Já na segunda-feira (15), a aproximação e avanço de uma frente fria mantém o tempo instável em todo o estado, com condições para temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos, árvores e alagamentos é moderado.
Os dados sobre a previsão do tempo para Santa Catarina são da Defesa Civil – SC e da Epagri/Ciram.




