Santa Catarina inicia a semana com previsões de temporais e ventos intensos, conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera, um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai e uma frente fria em alto mar contribuem para o aumento das instabilidades no estado, trazendo risco de chuvas volumosas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O alerta de “perigo potencial” cobre grande parte do território catarinense e prevê chuvas de até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos entre 40 e 60 quilômetros por hora.
Na faixa litorânea, a intensidade dos ventos pode atingir até 70 km/h, elevando o risco de quedas de árvores e destelhamentos.
Nos próximos dias, os catarinenses devem enfrentar pancadas de chuva que podem ocorrer a qualquer momento. De acordo com a previsão meteorológica, o tempo deve permanecer instável em todo o estado, com céu nublado e precipitações recorrentes, especialmente nas regiões Oeste e Sul.
Veja também
Polícia Militar de SC anuncia primeiro carro elétrico da frota
SC e PR têm acordo quanto à divisão territorial dos estados
A Climatempo alerta que o potencial de transtornos é alto em áreas urbanas, com possibilidade de alagamentos em ruas e avenidas.
Os temporais também representam um risco para a rede elétrica, com a previsão de rajadas de vento fortes e trovoadas, principalmente nas tardes e noites.
Além disso, a Climatempo informa que uma nova frente fria deve se formar no sul do Brasil entre os dias 6 e 7 de novembro, intensificando ainda mais as instabilidades no estado.
A expectativa é que essa frente avance em direção ao Sudeste, mas ainda cause chuvas significativas em Santa Catarina, especialmente no final de semana, aumentando o risco de transtornos e enchentes.
Portal RBV nas redes sociais