Um forte temporal com granizo e ventos intensos atingiu diversas cidades de Santa Catarina na noite desta segunda-feira (29). A chuva trouxe transtornos para moradores do Oeste, com destelhamentos, quedas de árvores, bloqueios em rodovias e falta de energia elétrica em diferentes regiões.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Em Chapecó, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atenderam dezenas de ocorrências. Pelo menos 67 casas foram destelhadas nos bairros Aldeia Condá, Aldeia Toldo Chimbangue, Distrito de Marechal Borman e Linha Água Amarela.
A situação também foi crítica em Concórdia. Os Bombeiros Voluntários registraram 40 destelhamentos, seis quedas de árvores e danos em placas. Os bairros mais atingidos foram Natureza, Nações, Guilherme Reich, Floresta, Renascença, Estados, Portinari, Nova Brasília, Santa Cruz, Imperial e São Geraldo. No interior, comunidades como Linha Vitória, Bussularo e Três Barras também sofreram com os estragos. A mobilização envolveu 27 bombeiros voluntários e 15 agentes da Defesa Civil.
Veja também
Cinco adolescentes passam mal após intoxicação em escola do Oeste
Número de deputados federais nas eleições de 2026 será mantido, decide STF
De acordo com a Celesc, cerca de três mil unidades consumidoras ficaram sem energia em Concórdia. Os bairros Cristóvão, São Miguel, Imigrantes, Centro e Loteamento Albiero foram os mais afetados. Árvores caíram sobre a rede elétrica e chegaram a bloquear ruas, como a Senador Atílio Fontana, e comunidades, como Linha Vitória.
A Embrapa Suínos e Aves registrou 24 milímetros de chuva em apenas três horas no município. Apesar dos danos, não houve feridos.
Em Seara, a SC-155 foi parcialmente bloqueada após queda de árvores, enquanto na SC-283 lama, galhos e pedras tomaram conta da pista. Já em Águas de Chapecó, a força do vento arremessou o telhado de uma residência contra outra casa e um carro. Em Xanxerê, uma casa também foi destelhada e os bombeiros entregaram lonas para a família. No município de Cunha Porã, seis casas foram atingidas e uma estrada rural precisou ser interditada.
Os temporais também causaram estragos no Alto Uruguai gaúcho. Nenhum município decretou situação de emergência até o momento.
Semana será de instabilidade
A Defesa Civil alerta que a semana seguirá instável em Santa Catarina, com risco de novos temporais. Entre quarta-feira (1º) e quinta-feira (2), a frente fria se afasta, mas o calor e a umidade mantêm a possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento e granizo.
Na sexta-feira (3), a instabilidade deve ganhar força novamente com a formação de um sistema de baixa pressão no Norte do Rio Grande do Sul, aumentando o potencial para temporais, especialmente do Extremo Oeste ao Litoral Sul e no Alto Vale do Itajaí. No sábado (4), a chuva deve dar uma trégua.
Recomendações da Defesa Civil
- Busque abrigo durante temporais, longe de janelas e objetos soltos.
- Evite transitar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Nunca atravesse ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.