Temporal com granizo e ventos fortes causa estragos em SC

Temporal com granizo e ventos fortes atingiu o Oeste de SC, destelhou casas, derrubou árvores e deixou milhares sem energia elétrica

Um forte temporal com granizo e ventos intensos atingiu diversas cidades de Santa Catarina na noite desta segunda-feira (29). A chuva trouxe transtornos para moradores do Oeste, com destelhamentos, quedas de árvores, bloqueios em rodovias e falta de energia elétrica em diferentes regiões.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Em Chapecó, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atenderam dezenas de ocorrências. Pelo menos 67 casas foram destelhadas nos bairros Aldeia Condá, Aldeia Toldo Chimbangue, Distrito de Marechal Borman e Linha Água Amarela.

Publicidade

A situação também foi crítica em Concórdia. Os Bombeiros Voluntários registraram 40 destelhamentos, seis quedas de árvores e danos em placas. Os bairros mais atingidos foram Natureza, Nações, Guilherme Reich, Floresta, Renascença, Estados, Portinari, Nova Brasília, Santa Cruz, Imperial e São Geraldo. No interior, comunidades como Linha Vitória, Bussularo e Três Barras também sofreram com os estragos. A mobilização envolveu 27 bombeiros voluntários e 15 agentes da Defesa Civil.

De acordo com a Celesc, cerca de três mil unidades consumidoras ficaram sem energia em Concórdia. Os bairros Cristóvão, São Miguel, Imigrantes, Centro e Loteamento Albiero foram os mais afetados. Árvores caíram sobre a rede elétrica e chegaram a bloquear ruas, como a Senador Atílio Fontana, e comunidades, como Linha Vitória.

A Embrapa Suínos e Aves registrou 24 milímetros de chuva em apenas três horas no município. Apesar dos danos, não houve feridos.

Em Seara, a SC-155 foi parcialmente bloqueada após queda de árvores, enquanto na SC-283 lama, galhos e pedras tomaram conta da pista. Já em Águas de Chapecó, a força do vento arremessou o telhado de uma residência contra outra casa e um carro. Em Xanxerê, uma casa também foi destelhada e os bombeiros entregaram lonas para a família. No município de Cunha Porã, seis casas foram atingidas e uma estrada rural precisou ser interditada.

Os temporais também causaram estragos no Alto Uruguai gaúcho. Nenhum município decretou situação de emergência até o momento.

Semana será de instabilidade

A Defesa Civil alerta que a semana seguirá instável em Santa Catarina, com risco de novos temporais. Entre quarta-feira (1º) e quinta-feira (2), a frente fria se afasta, mas o calor e a umidade mantêm a possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento e granizo.

Na sexta-feira (3), a instabilidade deve ganhar força novamente com a formação de um sistema de baixa pressão no Norte do Rio Grande do Sul, aumentando o potencial para temporais, especialmente do Extremo Oeste ao Litoral Sul e no Alto Vale do Itajaí. No sábado (4), a chuva deve dar uma trégua.

Recomendações da Defesa Civil

  • Busque abrigo durante temporais, longe de janelas e objetos soltos.
  • Evite transitar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
  • Nunca atravesse ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV com informações da Assessoria de Comunicação

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

O que considerar para facilitar identificação de bagagem em viagens

Perder tempo diante da esteira tentando reconhecer a própria...

Principais tendências de consumo no interior de São Paulo

A rotina no interior de São Paulo mudou de...

Como escolher o forno ideal para preparar receitas

Acertar na escolha do forno faz diferença na rotina,...

Agricultores de Caçador receberão títulos definitivos da terra

Sessenta e oito famílias de agricultores do Assentamento Hermínio...

Videira sedia o XIII Simpósio Catarinense de Astronomia

Videira será palco, nos dias 24 e 25 de...

Caçadorense conquista medalha internacional no tiro esportivo

O atirador caçadorense Jaime Jung conquistou mais um importante...

Prefeitura de Videira homenageia esportistas e dá novos nomes a espaços públicos

A Prefeitura de Videira oficializou homenagens a dois importantes...