Termômetros podem marcar até -3°C em Santa Catarina nos próximos dias

Massa de ar seco e frio chega ao Estado após a passagem da frente fria e mantém as temperaturas baixas durante todo o fim de semana

Santa Catarina deve enfrentar uma nova queda acentuada nas temperaturas a partir desta quinta-feira (20). O avanço de uma massa de ar seco e frio pelo Sul do Brasil será responsável pelo resfriamento, que deve se intensificar nos próximos dias e persistir durante todo o fim de semana.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Antes da chegada do ar frio, porém, uma frente fria deve provocar chuva e instabilidades em diferentes regiões catarinenses. Na sequência, o tempo volta a ficar firme, mas as madrugadas serão marcadas por temperaturas baixas e possibilidade de geada.

Publicidade

O Grande Oeste será a primeira região atingida pela mudança, seguida pelas demais áreas do Estado.

Meio-Oeste pode registrar temperaturas abaixo de zero

As temperaturas mais baixas são esperadas nas regiões de maior altitude, incluindo o Meio-Oeste e os Planaltos.

Nessas áreas, os termômetros podem variar entre -3°C e 2°C, com possibilidade de marcas ainda menores nos pontos mais elevados.

No Grande Oeste, as mínimas devem ficar entre 1°C e 5°C. Já no Litoral e no Vale do Itajaí, as temperaturas previstas variam entre 3°C e 8°C.

O cenário também favorece a formação de geada ampla nos Planaltos e no Grande Oeste, especialmente durante as madrugadas e primeiras horas da manhã.

Apesar do frio intenso no amanhecer, a previsão indica predomínio de sol em boa parte do Estado, acompanhado por baixa umidade do ar.

Chuva e instabilidade antecedem a chegada do ar frio

A quinta-feira (20) ainda será marcada pela atuação de uma frente fria em Santa Catarina.

As pancadas de chuva devem começar pelo Grande Oeste durante a madrugada e a manhã. Ao longo do dia, as instabilidades avançam para as demais regiões.

No Oeste, as temperaturas máximas não devem passar dos 20°C devido à nebulosidade e à chuva.

No Litoral Sul, antes da mudança mais intensa, os termômetros ainda podem chegar aos 27°C. Nas demais regiões, as máximas devem variar entre 19°C e 23°C.

Vento sul reforça o frio a partir de sexta-feira

Na sexta-feira (21), o avanço de uma área de alta pressão e a intensificação dos ventos de quadrante sul devem acelerar o resfriamento.

As temperaturas ao amanhecer devem ficar abaixo dos 10°C em grande parte de Santa Catarina. No Litoral e no Vale do Itajaí, as mínimas devem variar entre 11°C e 15°C.

Mesmo com o retorno do tempo firme e do céu mais aberto, a sensação de frio deve permanecer durante a tarde.

As máximas devem ficar próximas dos 20°C no Litoral e entre 14°C e 17°C nas demais regiões.

Madrugadas geladas devem marcar o fim de semana

O frio deve atingir maior intensidade entre sábado (22) e domingo (23).

No Meio-Oeste e nos Planaltos, as mínimas previstas ficam entre 4°C e 7°C. No Oeste, os termômetros devem registrar valores próximos dos 7°C.

No Litoral, as temperaturas mínimas devem variar entre 7°C e 11°C.

Durante as tardes, as máximas não devem ultrapassar os 20°C em Santa Catarina, mantendo o frio presente em todas as regiões durante o fim de semana.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

STF amplia alcance da Lei Maria da Penha em decisão unânime

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, ampliar...

Furgão pega fogo na SC-350, em Lebon Régis

Um furgão Renault Master pegou fogo na tarde desta...

Acidente entre dois carros deixa cinco vítimas em Fraiburgo

Um acidente envolvendo dois automóveis deixou cinco pessoas feridas...
00:21:26

Videira Notícias – 19/08/2026

https://www.youtube.com/watch?v=sSYmqCC8KAs

Suspeitos de assalto a lotérica em Salto Veloso são presos

Dois homens suspeitos de participar do assalto a uma...

Regulamento 4º Concurso da Cuca | Rádio Videira

Artigo 1º. A Rádio Videira, emissora integrante do grupo RBV...

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 50 milhões nesta quinta-feira

A Mega-Sena voltou a acumular no concurso 3.046 após...

Santa Tereza, São Francisco e mais quatro bairros terão abastecimento interrompido em Videira

A Visan realiza nesta quinta-feira, dia 20, a limpeza...