Nomes e sobrenomes curiosos de brasileiros chamam atenção em levantamento do IBGE

Além dos mais comuns, o estudo revelou opções bem inusitadas, como “Bosta”, “Carnaval”, “Festa”, “Deus” e até “Piroca”

O Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou não apenas os nomes mais populares do país, mas também uma lista curiosa de nomes e sobrenomes pouco convencionais encontrados entre os brasileiros.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O levantamento, divulgado nesta terça-feira (4), mostrou que há pessoas registradas com sobrenomes como “Bosta”, “Carnaval”, “Deus” e até mesmo “Piroca” — um verdadeiro retrato da diversidade e criatividade nacional.

Publicidade

Segundo o IBGE, 31 pessoas no Brasil carregam o sobrenome “Bosta”, enquanto 925 têm o sobrenome “Caralho”, sendo o estado de Tocantins o que mais concentra registros desse tipo.

Já o sobrenome “Piroca” aparece em 152 registros, com Santa Catarina liderando o ranking com 82 ocorrências.

Além disso, há sobrenomes inspirados em animais, como

  • “Gato” (6.914 pessoas),
  • “Sapo” (66 registros) e
  • “Lesma” (34 brasileiros).

Outros optaram por sobrenomes mais festivos, como

  • “Festa” (2.001),
  • “Carnaval” (954),
  • “Samba” (36) e
  • “Felicidade” (2.641)

Nomes religiosos e até de ditadores aparecem no Censo

O levantamento também trouxe dados sobre primeiros nomes.

No Brasil, 35.074 pessoas se chamam “Jesus”, um nome tradicional entre fiéis desde a Idade Média, segundo o IBGE. Há ainda 247 brasileiros registrados como “Deus”, sendo 183 homens e 64 mulheres.

Curiosamente, 591 pessoas se chamam “Mulher” e 535 têm o nome “Homem”, com o Rio de Janeiro liderando em número de registros.

Outra descoberta chamou atenção: o Brasil também tem pessoas com nomes de ditadores históricos, como “Hitler” (168 registros) e “Stalin” (107).

Esses dados fazem parte da plataforma interativa do IBGE, que permite pesquisar nomes e sobrenomes registrados em todo o país, revelando tanto tendências culturais quanto curiosidades únicas sobre a sociedade brasileira.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Governo mantém acervo oficial com relatos inusitados de OVNIs no Brasil

Luzes que mudavam de direção, discos luminosos, objetos que...

Frente fria muda o tempo e traz risco de temporais em SC

Depois de dias marcados pelo frio intenso, o tempo...

Videira Notícias – 26/06/2026

https://www.youtube.com/live/coTRGv69AIg?si=X3TM88lpGyYT07XU

Fraiburgo, Ibiam, Iomerê e Pinheiro Preto alteram horários de serviços públicos no dia do jogo do Brasil

Diversos municípios do Meio-Oeste catarinense anunciaram mudanças no funcionamento...

Van sem freio causa acidente em Caçador nesta sexta-feira

Um grande susto passou o motorista de uma Van...

Ibiam participa de fórum e anuncia projeto de monitoramento de rios em tempo real

O município de Ibiam marcou presença no Fórum de...

Quina de São João 2026 será sorteada no domingo com prêmio de R$ 260 milhões

A Quina de São João 2026 será sorteada no...

Acidente no Centro de Caçador deixa feridos

Acidente no Centro de Caçador entre um Gol e...