Um dos assuntos do momento na educação brasileira é a respeito do uso de telefone celular pelos estudantes em sala de aula.
Em São Paulo, por exemplo, uma proibição foi feita nesta segunda-feira (5) tanto no ambiente pedagógico quanto no administrativo, para alunos e funcionários. Em Santa Catarina, o uso é vetado desde 25 de janeiro de 2008, de acordo com a lei Nº 14.363.
Apesar de existir há 16 anos, a lei não cria nenhuma especificação a respeito dos limites de uso do celular, sendo breve com a determinação no seu artigo 1º, que diz: “Fica proibido o uso de telefone celular nas salas de aula das escolas públicas e privadas no Estado de Santa Catarina“.
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado (SED), o monitoramento é definido por cada unidade escolar. No caso da rede estadual de ensino, os professores e equipe gestora são os responsáveis pela fiscalização.
Ao redor do mundo
O uso dos celulares já é proibido em vários países, entre eles México, Portugal, Espanha, Suíça, Estados Unidos, Holanda, Letônia e Escócia. Por aqui, a situação preocupa.
Veja também
Músicos do Contestado abrem evento da educação em Concórdia
Videira recebe emenda parlamentar para educação
Segundo levantamento realizado pela empresa McAfee, o Brasil foi líder entre os países com maior uso do celular por crianças e adolescentes.
Cerca de 96% dos menores de idade brasileiros fazem ou já fizeram uso de smartphones, um número 19% maior que a média global da utilização entre os mais jovens.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: