A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados voltou a discutir, nesta terça-feira (10), a proposta de proibição do uso de celulares em escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A expectativa é que o projeto de lei seja aprovado e siga para o Senado. A proposta reúne 14 iniciativas e tem apoio de parlamentares de diferentes partidos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Aprovada em outubro pela Comissão de Educação, a tramitação na CCJ está perto de ser finalizada, o que permitiria a entrada em vigor da medida já no próximo ano letivo.
O Projeto de Lei original, de 2015, foi apresentado pelo deputado Alceu Moreira (MDB-RS), e está sendo relatado por Renan Ferreirinha (PSD-RJ). Ferreirinha, que também é secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, tem como base a experiência da cidade, onde a proibição foi implementada com sucesso no início de 2024.
Ele destaca os bons resultados da medida, como o aumento de 50% no desempenho dos alunos em matemática.
O projeto não só proíbe o uso de celulares, mas também de outros dispositivos móveis com internet, em todas as atividades escolares, incluindo aulas, recreios e atividades extracurriculares.
Veja também
Cinco clubes da Série A buscam novos técnicos para 2025
São Paulo sanciona lei que proíbe celulares nas escolas
Além do Rio de Janeiro, São Paulo adotou uma medida semelhante, sancionada recentemente pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A proposta visa melhorar o foco, a concentração e o desempenho dos alunos, e tem ganhado apoio de educadores e famílias.
A Unesco também recomenda a proibição, com base em pesquisas que associam o uso excessivo de smartphones a danos no aprendizado e na saúde mental e física dos jovens.
Uma pesquisa Datafolha aponta que 62% da população brasileira apoia a proibição, e 76% acreditam que o celular prejudica mais do que ajuda o aprendizado.
A proposta inclui exceções, como o uso pedagógico autorizado pelo professor e para alunos com necessidades especiais. Em muitas escolas, os celulares são recolhidos e guardados na coordenação para evitar distrações.
Nossas Redes Sociais