São Paulo sanciona lei que proíbe celulares nas escolas

A medida, que entra em vigor imediatamente, contempla escolas públicas e privadas

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou nesta sexta-feira (06) uma nova lei que proíbe o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos nas escolas do estado. A decisão foi publicada no Diário Oficial e entra em vigor imediatamente. A legislação abrange tanto a rede pública quanto a privada de ensino básico, incluindo educação infantil, ensino fundamental e médio.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A lei, nº 18.058, altera a lei 12.730/2007, que já restringia o uso de celulares nas escolas, mas apenas durante as aulas.

Publicidade

Agora, a proibição se estende a todo o período em que o aluno estiver na escola, incluindo intervalos e atividades extracurriculares.

O texto da lei, de autoria da deputada estadual Marina Helou (Rede), determina que dispositivos como celulares, tablets e relógios inteligentes não poderão ser usados em nenhum momento durante o expediente escolar, a menos que haja necessidade pedagógica ou para alunos com deficiência que precisem de recursos tecnológicos para suas atividades.

Veja também

Congresso estuda proibição de celulares em escolas para 2025

“Ansiedade” é eleita a palavra do ano no Brasil

Embora a proibição seja rígida, as escolas devem criar canais alternativos de comunicação entre pais, responsáveis e a instituição de ensino, já que os alunos não poderão usar seus celulares para esse fim.

Caso os estudantes levem seus dispositivos para a escola, será necessário deixá-los armazenados em locais apropriados, onde poderão ser acessados apenas fora do horário escolar.

Tarcísio de Freitas já havia anunciado sua intenção de sancionar a lei sem vetos na quinta-feira (05). A medida visa promover maior concentração nas atividades escolares e combater distrações causadas pelo uso excessivo de tecnologia no ambiente educacional.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações CNN Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Caçador receberá R$ 10 milhões

O Governo do Estado de Santa Catarina e a...

Polícia Militar apreende cerca de 30 kg de maconha em Videira

Uma operação da Polícia Militar realizada na tarde desta...

Prefeitura de Caçador dá início às obras do programa Casa Catarina

A Prefeitura de Caçador assinou nesta sexta-feira, 3, a...

O que considerar para facilitar identificação de bagagem em viagens

Perder tempo diante da esteira tentando reconhecer a própria...

Principais tendências de consumo no interior de São Paulo

A rotina no interior de São Paulo mudou de...

Como escolher o forno ideal para preparar receitas

Acertar na escolha do forno faz diferença na rotina,...

Agricultores de Caçador receberão títulos definitivos da terra

Sessenta e oito famílias de agricultores do Assentamento Hermínio...

Videira sedia o XIII Simpósio Catarinense de Astronomia

Videira será palco, nos dias 24 e 25 de...