O Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Videira está com matrículas abertas até o dia 19 de dezembro para pessoas que desejam retomar os estudos. As vagas são para o ensino fundamental (anos finais e iniciais) e ensino médio. Além das aulas de Língua Portuguesa para estrangeiros.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A diretora do EJA, Marciana Tessari, destaca que, com a crescente demanda das empresas locais por trabalhadores com pelo menos o ensino fundamental completo, a procura pelo programa tem sido alta.
Segundo Marciana, grandes indústrias, além do setor comercial, buscam colaboradores mais qualificados devido à abertura do comércio internacional.
“É essencial que todos tenham um currículo e, para isso, o EJA tem sido uma ferramenta importante”, afirma a diretora.
Veja também
São Paulo sanciona lei que proíbe celulares nas escolas
Construção civil de SC tem o maior salário do Brasil
Os interessados podem se inscrever para cursos de alfabetização, ensino fundamental e ensino médio. Além disso, é oferecido um nivelamento, onde a equipe avalia a situação de cada aluno para determinar o melhor nível de estudo.
Estrangeiros
O EJA também se destaca por seu trabalho com estrangeiros. Marciana explica que o programa atende imigrantes de diversas nacionalidades, como Haiti, Congo, Venezuela e Egito, com aulas de português.
“Eles vêm de países onde a educação gratuita não existe, e aqui têm acesso à alimentação escolar e a um ambiente de aprendizado acolhedor.”
Para se matricular, os interessados devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar (para quem deseja continuar o ensino médio ou fundamental). Para alunos que se matricularem no ensino médio, também é necessário o número do PIS, NIS ou NIT, que possibilita o acesso a bolsas de estudo.
Em 2025, o EJA oferece duas bolsas estudante, uma de R$ 568 por mês e outra, chamada “Pé de Meia”, que pode acumular R$ 9.200 ao longo do curso.
Tecnologia
Com o apoio do governo estadual, o EJA está cada vez mais preparado para receber os alunos. As salas de aula foram modernizadas com lousas digitais, laboratórios de informática e tablets para facilitar as pesquisas.
“As adaptações tecnológicas têm sido fundamentais para o ensino, principalmente no contexto atual”, conclui a diretora.
Nossas Redes Sociais