Foto: Divulgação
O Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Videira está com matrículas abertas até o dia 19 de dezembro para pessoas que desejam retomar os estudos. As vagas são para o ensino fundamental (anos finais e iniciais) e ensino médio. Além das aulas de Língua Portuguesa para estrangeiros.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A diretora do EJA, Marciana Tessari, destaca que, com a crescente demanda das empresas locais por trabalhadores com pelo menos o ensino fundamental completo, a procura pelo programa tem sido alta.
Segundo Marciana, grandes indústrias, além do setor comercial, buscam colaboradores mais qualificados devido à abertura do comércio internacional.
“É essencial que todos tenham um currículo e, para isso, o EJA tem sido uma ferramenta importante”, afirma a diretora.
Veja também
São Paulo sanciona lei que proíbe celulares nas escolas
Construção civil de SC tem o maior salário do Brasil
Os interessados podem se inscrever para cursos de alfabetização, ensino fundamental e ensino médio. Além disso, é oferecido um nivelamento, onde a equipe avalia a situação de cada aluno para determinar o melhor nível de estudo.
O EJA também se destaca por seu trabalho com estrangeiros. Marciana explica que o programa atende imigrantes de diversas nacionalidades, como Haiti, Congo, Venezuela e Egito, com aulas de português.
“Eles vêm de países onde a educação gratuita não existe, e aqui têm acesso à alimentação escolar e a um ambiente de aprendizado acolhedor.”
Para se matricular, os interessados devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar (para quem deseja continuar o ensino médio ou fundamental). Para alunos que se matricularem no ensino médio, também é necessário o número do PIS, NIS ou NIT, que possibilita o acesso a bolsas de estudo.
Em 2025, o EJA oferece duas bolsas estudante, uma de R$ 568 por mês e outra, chamada “Pé de Meia”, que pode acumular R$ 9.200 ao longo do curso.
Com o apoio do governo estadual, o EJA está cada vez mais preparado para receber os alunos. As salas de aula foram modernizadas com lousas digitais, laboratórios de informática e tablets para facilitar as pesquisas.
“As adaptações tecnológicas têm sido fundamentais para o ensino, principalmente no contexto atual”, conclui a diretora.
Nossas Redes Sociais
Na manhã deste sábado (17), o Observatório Social do Brasil realizou uma blitz educativa no…
Em um prazo de duas horas, entre as 19h e às 21h deste sábado (17),…
Um acidente fatal na noite deste sábado (18) envolveu um veículo Gol, vermelho, com placas…
Você já ficou minutos esfregando uma panela engordurada, desejando um milagre que fizesse todo aquele…
As meninas do Avaí/Kindermann derrotaram na tarde deste sábado (17) a equipe do Vasco da…
Na manhã deste sábado (18), uma guarnição dos Bombeiros Militares de Santa Cecília foi acionada…
This website uses cookies.