A inclusão na educação ganhou um importante reforço em Videira. Na tarde da última quarta-feira (30), a Escola de Ensino Básico Gabriel Bogoni inaugurou o primeiro jardim sensorial em uma instituição de ensino do município. O espaço foi desenvolvido em parceria com o Instituto BRF e procura oferecer um ambiente de acolhimento e estímulo para alunos com transtornos do neurodesenvolvimento, como o autismo.
O evento contou com a presença do prefeito Wilmar Carelli, que destacou a emoção de participar da inauguração em uma escola construída durante uma de suas gestões.
“Estou muito feliz de estar aqui nessa escola que considero como uma filha. Fui eu que a construí na minha última gestão. E mais feliz ainda por participar da inauguração desse espaço fantástico, que vai contribuir significativamente com as crianças que nasceram com transtornos. Elas merecem toda a nossa atenção”
Carelli também fez questão de reconhecer o papel da comunidade escolar e da iniciativa privada. “Cumprimento a diretoria da escola e agradeço especialmente à BRF, que através do seu Instituto idealizou esse espaço com sensibilidade e compromisso social”, destacou.
A gerente executiva da unidade da BRF em Videira, Lucineia Valtte Leidens, reforçou que a inclusão está entre as prioridades da companhia.
“Para nós é uma grande alegria participar dessa iniciativa. As questões de inclusão fazem parte da pauta da BRF, tanto nas frentes comunitárias quanto internamente. Esse projeto traduz os valores da empresa e mostra a força da parceria com uma escola bem administrada e com uma diretora tão dedicada”
Para a diretora da escola, Endy Lucy Muller, o jardim sensorial vem somar ao trabalho diário realizado com alunos e também com os profissionais da educação.
“Esse projeto nasceu da necessidade de oferecer um ambiente acolhedor e de aprendizado. É uma grande satisfação concluir esse espaço no mês dedicado ao autismo, e poder proporcionar aos nossos alunos e funcionários um ambiente que estimula os sentidos e o bem-estar.”