Educação

“Fuga” de criança revela gravidade da estrutura física dos CEMEIS

Um fato inusitado ocorrido na terça-feira (04) no Centro de Educação Infantil Wellesley Antônio Gaio (CAIC) fez com que a Secretaria de Educação redobrasse os esforços na força-tarefa que trabalha para restaurar as condições estruturais dos CEMEIs.

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Uma criança conseguiu sair do CEMEI passando por um buraco que existia na cerca, permanecendo cerca de 10 minutos no lado externo da unidade, até ser reconduzida para seu interior.

A secretaria de educação confirmou que no ano passado uma outra criança já havia saído da mesma unidade nas mesmas circunstâncias.

O secretário de educação, Claudio Pistore, classificou o episódio como uma “ocorrência grave”, e informou que foram redobrados os esforços da força-tarefa que trabalha desde janeiro nos reparos emergenciais de todos os CEMEIS, e tomadas as medidas jurídicas cabíveis para apurar as responsabilidades dos servidores da unidade. A cerca do CEMEI também já foi consertada.

Segundo ele, praticamente todas as unidades da rede municipal de educação infantil apresentam problemas estruturais.

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“São problemas hidráulicos, elétricos, falhas estruturais nas cozinhas, banheiros, e muitas cercas com diversos buracos, como foi neste caso em que a criança conseguiu passar por uma dessas aberturas”.

Pistori informou também que a equipe da secretaria de educação atendeu a ocorrência imediatamente e prestou todo o apoio à família da criança.

Segundo ele, além de acelerar o processo de reformas emergenciais nos CEMEIS, o Município – através da Procuradoria Geral, instaurou um procedimento administrativo para investigar o fato e apurar as responsabilidades.

“Sabemos que o fato ocorreu em decorrência dessas deficiências estruturais, mas precisamos agir com rigor para investigar também a conduta dos servidores envolvidos neste caso. O inquérito instaurado vai seguir todos os trâmites legais e assegurar ampla defesa aos envolvidos, mas queremos saber exatamente o que houve, qual era o grau de atenção que os professores estavam tendo com os alunos e qual o nível de responsabilidade de cada um no ocorrido”.

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Silvia Helena Zatta

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