Aconteceu na tarde desta terça-feira (18) a formatura de mais uma turma do curso Ação Jovem Rural, promovido pela Epagri, no Centro de Treinamento da instituição em Videira. A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos dos 26 formandos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O curso, com duração de nove meses, teve como objetivo incentivar os jovens a permanecer no meio rural, produzindo e gerando riquezas para suas famílias.
Durante o programa, os participantes estudaram quatro eixos principais: humano, social, econômico, gerencial e ambiental, recebendo capacitação para liderar, gerir e inovar no campo.
A coordenadora do Ação Jovem Rural, Cirlei Werlang, destacou:
Veja também
Feriado prolongado deve levar mais de 750 mil veículos ao litoral catarinense
Idoso compra frigobar e é preso por receptação no Meio-Oeste
“O sentimento é um misto de emoção, mas também de orgulho. Vale a pena. Cada ano que passa, eu volto a insistir, vale sempre e sempre valerá a pena investir na juventude rural. Eles merecem atenção da sociedade, eles merecem a atenção de todos os poderes, porque a juventude rural tem dentro dela uma ânsia de fazer a diferença e nós precisamos dar a eles essa oportunidade. Eles têm orientações para a vida, tanto na parte então enquanto atividades agrícolas, mas também enquanto lideranças, enquanto pessoas protagonizando uma nova história ou uma continuidade de uma história. Então eles estão preparados para fazer a diferença no lugar onde eles estiverem.”

O jovem Lucas Slongo, do município de Ibiam, contou que o curso trouxe aprendizado e novas amizades: “Foi um grande aprendizado a cada um dos nove encontros. A convivência entre jovens de diferentes municípios fortaleceu vínculos. Cada área do curso trouxe conhecimentos importantes para inovar no campo e abrir novos caminhos.”
Outro formando, Alex de Bortoli, de Fraiburgo, relatou como a capacitação impactou a propriedade da família: “Quando entrei no Cetrevi, tinha 15 cabeças de ovelha. Com o curso, consegui ampliar o rebanho para 180 animais, e nosso objetivo é chegar a 500. Também aprimoramos a produção de leite e ampliamos as pastagens.”
O Ação Jovem Rural 2025 reforça a importância de capacitar a juventude, promovendo liderança, inovação e conhecimento técnico, garantindo a continuidade e o fortalecimento da produção rural em Santa Catarina.





