Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Lei das Universidades Comunitárias é regulamentada e dá força à educação em SC

O reitor da Unoesc e vice-presidente da Acafe, Ricardo Antonio De Marco, representou a universidade na assinatura do decreto

A Unoesc esteve representada pelo seu reitor, professor Ricardo Antonio De Marco, na solenidade de assinatura do decreto que regulamenta a Lei n. 12.881, conhecida como “Lei das Universidades Comunitárias”, em Brasília (DF). Além do professor De Marco, que também é vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), o evento contou com a presença da presidente da Acafe, professora Márcia Sardá Espíndola, da ex-presidente da entidade e atual secretária de Estado da Educação, professora Luciane Bisognin Ceretta, e de representantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A assinatura do decreto encerra um ciclo aguardado desde 2013, garantindo plena efetividade à Lei das Comunitárias.

Publicidade

A regulamentação define critérios objetivos, estabelece regras claras e oferece segurança jurídica para as parcerias entre o poder público e as universidades comunitárias, reconhecendo oficialmente esse modelo como educação superior pública não estatal, sem fins lucrativos e de interesse social.

Com respaldo legal, as instituições passam a ampliar sua atuação em editais públicos, convênios e políticas governamentais, fortalecendo projetos de interesse coletivo com transparência, monitoramento e qualificação institucional.

“Após mais de dez anos, o país reconhece, de forma clara e objetiva, um modelo que sempre atuou com responsabilidade pública, compromisso social e forte vínculo com o desenvolvimento regional. Para as universidades comunitárias, especialmente as que integram o Sistema Acafe, este é um momento de segurança jurídica, previsibilidade e ampliação das possibilidades de contribuição em políticas públicas, convênios e projetos de interesse coletivo” — destacou o professor Ricardo Antonio De Marco.

Reconhecimento histórico e contribuição regional

A regulamentação é fruto de um processo técnico, longo e suprapartidário, que atravessou diferentes governos. O ex-reitor da Unoesc e ex-secretário de Estado da Educação, professor Aristides Cimadon, foi peça chave na criação da lei e agora na consolidação do decreto.

“Para nós, sempre esteve claro que esse modelo precisava ser reconhecido juridicamente, respeitando sua natureza pública não estatal e seu compromisso com a sociedade. A regulamentação do decreto consolida esse entendimento e garante às instituições comunitárias as condições legais necessárias para continuar promovendo educação superior de qualidade, desenvolvimento regional e inclusão social” — afirmou Cimadon.

Impacto em Santa Catarina

Em Santa Catarina, o Sistema Acafe representa o modelo de instituições comunitárias, atuando há mais de cinco décadas na interiorização do ensino superior e no desenvolvimento regional.

Com 14 instituições e mais de 140 mil estudantes, o sistema abrange todas as regiões do Estado, oferecendo educação, saúde, inovação, pesquisa e serviços à comunidade.

O decreto fortalece políticas públicas estratégicas, como o programa Universidade Gratuita, que amplia o acesso ao ensino superior e tem nas universidades comunitárias a principal base de atendimento. Além disso, o Sistema Acafe mantém clínicas-escola, hospitais universitários, núcleos jurídicos e projetos de extensão, produzindo conhecimento aplicado às necessidades regionais e garantindo benefícios diretos à sociedade.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Unoesc/Acafe

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Prefeitura de Videira moderniza arrecadação com novo sistema de pagamento

A Prefeitura de Videira implantou um novo sistema digital...

Motociclista sofre fraturas em colisão no centro de Fraiburgo

Uma colisão entre um automóvel e uma motocicleta mobilizou...

Caminhoneiro despeja carga de milho após espera em Chapecó

Caminhoneiro despeja carga de milho no pátio de uma...

Itaú Unibanco anuncia fechamento de agência em Fraiburgo

O Itaú Unibanco anunciou que a agência localizada em...

Expo Videira 2026 acontece em setembro e promete edição histórica

Mesmo ainda no início do ano, as atenções em...

Mais Lidas da semana

Caçadorense busca ajuda para cirurgia urgente contra câncer

O caçadorense Luiz Antônio de Córdova, de 40 anos,...

Caminhão de cerveja cai em ribanceira e 15 pessoas são presas por saque

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Valdir Medeiros completa 40 anos na Prefeitura de Caçador

O secretário de Infraestrutura de Caçador, Valdir Medeiros, completou...

Caçadorense morre em grave acidente na BR-153 no Paraná

Um caminhoneiro caçadorense morreu em um grave acidente registrado...

Tragédia em Laguna completa quatro anos e segue na memória dos caçadorenses

Em 2026, completam-se quatro anos da tragédia registrada em...

Outros Tópicos Interessantes