Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

MEC divulga resultado do Fies 2025 nesta terça

Os pré-selecionados devem complementar a inscrição entre 19 e 21 de fevereiro

O Ministério da Educação (MEC) divulga, nesta terça-feira (18), o resultado e a ordem de classificação dos inscritos no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O resultado da pré-seleção pode ser conferido em breve no  Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com senha da plataforma Gov.br

Publicidade

Neste ano, o MEC oferecerá, ao todo, mais de 112 mil vagas em cursos superiores não gratuitos, divididas em dois processos seletivos. Desse total, são 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867, no segundo semestre.

O programa federal financia as mensalidades do ensino superior a estudantes de baixa renda em universidades privadas, com o objetivo de democratizar o acesso à educação no país.

Fies e Fies Social

Há duas modalidades desta política pública. A primeira é o Fies tradicional, que atende estudantes com renda de até três salários mínimos e pode cobrir de 50% a 100% das mensalidades do curso.

Já o Fies Social tem como público alvo os estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) em situação de ativos.

Veja também

Acordo entre Jorginho Mello e MDB garante secretarias e Fesporte

Pesquisa aponta que Jair Bolsonaro ganharia de Lula na corrida presidencial

Em todo o processo seletivo, 50% das vagas são reservadas ao Fies Social. Nesse caso, o governo federal concede até 100% de financiamento dos encargos educacionais, cobrados pela instituição de ensino superior no curso, desde que não ultrapasse os valores definidos pelo comitê gestor do Fies.

A situação do candidato inscrito no CadÚnico foi verificada pelo MEC com base nos dados que estavam registrados até 11 de janeiro de 2025.

Cronograma

Entre 19 e 21 de fevereiro, os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar a inscrição e obter o financiamento público das mensalidades em faculdades privadas.

Os estudantes inscritos que ficarem fora da chamada regular do processo seletivo do Fies irão automaticamente para a lista de espera de vagas não preenchidas. Ou seja, o candidato não precisará manifestar seu interesse em participar,

O período de convocação por meio da lista de espera será de 25 de fevereiro a 9 de abril.

O edital, publicado pelo Ministério da Educação em janeiro, traz as regras e o cronograma do processo seletivo.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Dia Mundial de Combate ao Câncer reforça prevenção e diagnóstico

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado em...

Santa Catarina segue com risco de temporais e calor intenso

O calor se intensifica em Santa Catarina na sexta-feira...

Reunião de Trabalho da AMARP define planejamento cultural de 2026

A Reunião de Trabalho da AMARP 2026, realizada no...

Biblioteca Vidal Ramos retoma projeto de biblioterapia

A Biblioteca Pública Vidal Ramos em Caçador retomou em...

Embrapa oferece cursos gratuitos para profissionalizar a criação de galinhas caipiras

A Embrapa lançou uma série de cursos gratuitos voltados...

Mais Lidas da semana

Suspeitos de furtos no comércio de Videira são presos

A Polícia Militar de Videira prendeu, na tarde desta...

Homem é morto a tiros em Rio das Antas

Um homem de 61 anos foi encontrado morto a...

Queda de árvore provoca morte de trabalhador em Rio das Antas

Na tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026,...

Médicos detalham como menino de 4 anos sobreviveu a queda do 10º andar

Como uma criança de apenas 4 anos consegue sobreviver...

Cartão Educação em Caçador deve iniciar em fevereiro

A implantação do Cartão Educação, destinado a todos os...

Outros Tópicos Interessantes