Rádios RBV

Menu

MEC proíbe medicina, direito e psicologia no formato EAD

Agora, nenhum curso poderá ser 100% online, pelo menos 20% da carga horária precisa ser presencial ou em atividades ao vivo pela internet

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

O Ministério da Educação (MEC) assinou nesta segunda-feira (19) o aguardado decreto que estabelece a Nova Política de Educação a Distância (EAD) no Brasil. O documento visa regulamentar as modalidades de graduação oferecidas pelas instituições de ensino superior, após um crescimento significativo de cursos on-line.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A principal mudança é que nenhum curso poderá ser 100% à distância. Agora, pelo menos 20% da carga horária deve ser cumprida presencialmente ou por atividades síncronas mediadas, como aulas on-line ao vivo. Além disso, as provas deverão ser presenciais.

O decreto também cria uma nova modalidade: a semipresencial. Nessa categoria, os cursos terão atividades presenciais obrigatórias, como estágio, extensão ou práticas laboratoriais, além da parte on-line.

Os polos de EAD precisarão seguir critérios técnicos, oferecendo estrutura mínima aos estudantes, como tecnologia e disponibilidade de laboratórios.

As mudanças não são imediatas. As instituições de ensino terão até dois anos após a publicação do decreto para se adaptar.

Estudantes já matriculados em cursos que deixarão de ser oferecidos à distância poderão concluí-los no mesmo formato acordado inicialmente.

O MEC afirma que o objetivo é garantir a qualidade na oferta desses cursos e na formação dos profissionais. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que a pasta busca revisar os referenciais de qualidade da EAD e construir novas regras regulatórias para atender às necessidades do setor.

Principais mudanças

  • Modalidade semipresencial: Cursos que combinam atividades online com presenciais, como estágios ou práticas laboratoriais, são agora classificados como semipresenciais. Esses cursos exigem presença física do aluno em atividades específicas.
  • Provas presenciais obrigatórias: A cada dez semanas, os alunos deverão realizar avaliações presenciais, com pelo menos um terço das questões discursivas, reforçando o foco no raciocínio crítico.
  • Infraestrutura dos polos EAD: Os polos de apoio presencial devem contar com estrutura mínima, incluindo recepção, laboratório de informática, espaço para estudos e atendimento ao aluno. Além disso, será proibido o compartilhamento de polos entre instituições diferentes.
  • Limitação de atividades síncronas: As atividades online em tempo real (síncronas) terão limite de 70 alunos por mediador, com controle de frequência, visando garantir a efetiva interação entre estudantes e professores.

Essas mudanças visam melhorar a qualidade da educação a distância, garantindo que os cursos ofereçam uma formação mais robusta e alinhada às necessidades do mercado de trabalho.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Jovem morto em acidente em Pinheiro Preto é identificado

Foi identificado como Abel Artur Danielli, de 19 anos,...

Motociclista sofre fraturas graves após colisão em Lebon Régis

Um motociclista de 38 anos ficou gravemente ferido após...

Brigadista leva justa causa por convidar colega para ir ao motel

A Justiça do Trabalho manteve a demissão por justa...

SC-350 entre Caçador e Lebon Régis recebe pintura após ação do MPSC

A rodovia SC-350, que liga os municípios de Caçador...

Justiça absolve mãe acusada de agredir filha em Tangará

A Justiça absolveu uma mãe acusada de agredir a...

Mais Lidas da semana

Padre Wilson Maiorki morre em acidente na BR-280

O padre Wilson Maiorki, com passagens marcantes por Fraiburgo...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com sol no final de semana

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Bolsonaro cancela visita a SC e entra em repouso por tempo indeterminado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou o compromisso que...

Mulher de 35 anos que morava em Caçador está desaparecida

A família de uma moradora de Caçador está em...

Conta de luz mais cara: bandeira vermelha segue em julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que...

Outros Tópicos Interessantes