Oficina sobre constelações indígenas une ciência, cultura e educação em Videira

A oficina foi direcionada aos alunos do 9º ano da Escola Joaquim Amarante e contou com a presença de 45 estudantes

Na manhã de sexta-feira, dia 22, o Polo Astronômico de Videira promoveu uma oficina educativa com foco nas Constelações dos Povos Indígenas. A atividade foi realizada em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus União da Vitória.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Participaram do encontro o professor Jean Adacheski e as alunas Érica Borille, Sara Luiza P. Ferreira, Yavini Dobkowski e Muriel V. S. dos Santos, todas envolvidas no projeto de extensão intitulado “Ensinando e Aprendendo com o Cosmos”.

Publicidade

A oficina foi direcionada aos alunos do 9º ano da Escola Joaquim Amarante e contou com a presença de 45 estudantes, que participaram de forma ativa e entusiasmada.

Durante as atividades, os jovens foram divididos em grupos e convidados a criar, manualmente, representações das constelações indígenas.

A proposta teve como objetivo estimular o aprendizado por meio da prática e da colaboração.

Esse tipo de ação reforça o quanto é essencial conectar ciência, cultura e educação em um ambiente de troca e valorização do conhecimento ancestral.

Ao abordar as constelações a partir da perspectiva dos povos indígenas, os participantes puderam compreender como diferentes culturas observam o céu e interpretam os astros.

Segundo os organizadores, a oficina integra um projeto maior que está em construção, voltado ao fortalecimento da parceria entre o Polo Astronômico de Videira e a Escola Joaquim Amarante.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Polo Astronômico de Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ultrapassagem em local proibido resulta em acidente grave

Um acidente registrado na manhã deste sábado (11) na...

Cobalchini destina viatura para a Polícia Militar Ambiental

O deputado Federal Valdir Cobalchini realizou na manhã deste...

Acidente envolve cinco veículos e deixa quatro pessoas feridas

Um acidente de trânsito envolvendo cinco veículos foi registrado...

Foragido é baleado ao resistir à prisão em Caçador

Um homem com mandado de prisão em aberto foi...

Artemis II pousa no mar após missão histórica

Os astronautas da Artemis 2 retornaram à Terra na...

Homem é preso em flagrante por furto no Centro de Caçador

Um homem foi preso em flagrante na tarde desta...

Alta generalizada no custo dos combustíveis em Caçador e Fraiburgo

Em pesquisa contínua realizada pela Universidade Alto Vale do...