Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

ONU pede fim da militarização em escolas públicas no Brasil

O alerta veio após denúncia de parlamentares do PSOL contra o modelo cívico-militar adotado em São Paulo

O Comitê de Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou formalmente ao Brasil que reverta e proíba a militarização de escolas públicas em todo o país. A recomendação da ONU é direcionada aos governos estaduais e municipais que aplicam esse modelo, inclusive São Paulo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Essa solicitação foi motivada por uma proposta enviada por três parlamentares do PSOL: a deputada federal Luciene Cavalcante, o deputado estadual Carlos Giannazi e o vereador Celso Giannazi. Eles questionam o modelo de escolas cívico-militares implementado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Publicidade

O comitê da ONU declarou estar “profundamente preocupado” com episódios de violência sistemática contra crianças no Brasil. Para a entidade, essa violência é frequentemente alimentada por “discriminação racial estrutural”.

A ONU também se mostrou alarmada com os altos índices de assassinatos e desaparecimentos de menores durante operações militares em comunidades.

Além disso, o comitê cobrou ações concretas para conter a letalidade policial. Recomendou ainda que o Brasil enfrente o racismo estrutural presente nas forças de segurança pública. Entre as sugestões está a exigência do uso obrigatório de câmeras corporais por todos os agentes policiais, como medida de transparência e proteção.

O que diz o governo de São Paulo

Em resposta ao questionamento feito pelo portal Metrópoles, o governo estadual de São Paulo defendeu a implementação do modelo cívico-militar. A gestão declarou que o processo foi conduzido “de forma transparente, respeitando integralmente a autonomia das unidades escolares e o protagonismo da comunidade escolar”.

Ainda segundo o governo paulista, “a participação das escolas no modelo foi totalmente voluntária, sendo adotada apenas por aquelas que manifestaram interesse, com o apoio de suas respectivas comunidades”.

O Estado argumenta que o projeto busca reforçar valores como “civismo, dedicação, excelência e respeito”, atuando de forma complementar às atividades pedagógicas da Secretaria da Educação (Seduc).

Como foi feita a seleção das escolas cívico-militares

Após sancionar a Lei do Programa Escola Cívico-Militar, o governo paulista consultou diretores das escolas da rede estadual para verificar o interesse em participar. Ao todo, 302 gestores escolares manifestaram adesão inicial ao modelo.

Na sequência, a Secretaria da Educação realizou três consultas públicas. Participaram delas pais, alunos com mais de 16 anos e servidores das unidades. O objetivo era saber se a comunidade escolar era favorável ou não à adoção do modelo cívico-militar.

O processo resultou na aprovação em 132 escolas. Dessas, o governo selecionou 100 unidades para iniciar o programa. O critério de escolha final não foi detalhado pela gestão estadual.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Metrópoles

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Etapa municipal dos JASTI está com inscrições abertas em Videira

A Fundação Municipal de Esportes de Videira (FMEV) avisa...

Mulher é assassinada a tiros e suspeito morre em acidente na BR-153

Uma mulher foi morta a tiros no final da...

Homem é condenado por tentar matar a ex-mulher e o enteado

Homem é condenado por tentar matar a ex-mulher e...

Mãe e avó “vendiam” meninas de 10, 12 e 14 anos para piloto preso

O caso envolvendo o piloto preso dentro do Aeroporto...

Cidade de SC decreta emergência econômica por crise da cebola

Ituporanga, conhecida nacionalmente como a “Terra da Cebola”, no...

Mais Lidas da semana

Homem é morto a tiros em Rio das Antas

Um homem de 61 anos foi encontrado morto a...

Suspeitos de furtos no comércio de Videira são presos

A Polícia Militar de Videira prendeu, na tarde desta...

Queda de árvore provoca morte de trabalhador em Rio das Antas

Na tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026,...

Vereador Bainho é eleito novo presidente da Câmara de Caçador

O vereador do Partido Liberal (PL), Jonatas Maia (Bainho),...

Gasolina fica mais cara para o consumidor apesar dos cortes da Petrobras

Desde dezembro de 2022, a Petrobras reduziu em 16,4%...

Outros Tópicos Interessantes