Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Professores e técnicos dos IFs aceitam proposta e param greve

Além dos IFs, as universidades federais também enfrentam greves de professores e técnicos-administrativos

Professores de ensino básico e técnicos dos IFs aceitam proposta e param greve. Uma proposta de reajuste do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi apresentada e aceira no sábado (22). A situação se arrastava desde abril.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O fim da paralisação também foi aprovado pelos técnicos-administrativos que integram os IFs e outras unidades de ensino básico, técnico e tecnológico mantidas pelo governo federal.

Publicidade

A decisão aconteceu durante plenária do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Conforme informações da entidade, as propostas de reajuste para as duas categorias foram aprovadas por 89 votos a 15.

Veja também

Escolas de SC melhoram no quesito acessibilidade

Governo, reitores e institutos se reúnem para encerrar greve

O Sinasefe ressalta que a greve dos professores e dos técnicos será suspensa logo após a assinatura dos acordos junto ao Ministério da Gestão e Inovação. A expectativa é que isso aconteça até quarta-feira (26).

Além dos IFs, as universidades federais também enfrentam greves de professores e técnicos-administrativos. O governo federal já apresentou propostas às categorias, mas ainda está em análise e negociação.

As propostas aceitas pelas categorias foram apresentadas e negociadas neste mês pelo governo federal. O acordo aprovado pelos técnicos-administrativos do ensino básico prevê dois reajustes salariais:

  • 9% em janeiro de 2025
  • 5% em abril de 2026

Há ainda um compromisso firmado para melhorias em relação às remunerações por progressão de carreira. A proposta prevê ainda a criação, em 2026, do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), um benefício que permite a remuneração dos profissionais por titulações acadêmicas.

Fasubra

Além dessas categorias, técnicos-administrativos vinculados às universidades federais também entraram em greve no início de abril. A classe foi a única a rejeitar, no último dia 21, a proposta de reajuste encaminhada pelo governo.

A Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) deve se reunir nesta segunda (24) para reavaliar as estratégias em relação à categoria.

Fonte:
NSC Total/G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

ExpoCaçador 2026: Lançamento oficial confirma shows nacionais e datas

A Prefeitura de Caçador oficializou, na noite desta quarta-feira...

Homem é preso após agredir PM e proferir ofensas homofóbicas

Um homem foi preso na madrugada desta quarta-feira (21)...

Canetas emagrecedoras: veja a lista proibida pela Anvisa

Nesta quarta-feira (21), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária...

Fim dos orelhões: telefones públicos começam a desaparecer das ruas em 2026

O ano de 2026 marca o encerramento de uma...

Quinta-feira mantém tempo estável e temperaturas em elevação em SC

A quinta-feira (22) será marcada por condições de tempo...

Mais Lidas da semana

Caçadorense morre em grave acidente na BR-153 no Paraná

Um caminhoneiro caçadorense morreu em um grave acidente registrado...

Caçadorense busca ajuda para cirurgia urgente contra câncer

O caçadorense Luiz Antônio de Córdova, de 40 anos,...

Mulher morre após ficar presa sob trator em estrada rural de Videira

Um grave acidente de trabalho rural resultou na morte...

Motociclista de 24 anos morre em grave acidente com caminhão em Videira

Um grave acidente, na SC-135, próximo ao trevo do...

Vítimas de grave acidente na BR-282 são identificadas; prefeitura decreta luto

Foram identificadas como Julia Picinini Pelinson, de 25 anos,...

Outros Tópicos Interessantes