A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) realizou nesta quinta-feira (19) a solenidade conjunta de Posse da Diretoria Executiva e dos Conselhos da Fundação Uniarp, além da posse oficial da nova Reitoria da Universidade, marcando o início de um novo ciclo de gestão, compromisso institucional e fortalecimento da missão comunitária.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O evento reuniu autoridades acadêmicas, lideranças políticas, representantes de instituições parceiras e membros da comunidade universitária em um momento de celebração, continuidade e projeção de futuro.
Assumiu a presidência da Diretoria Executiva da Fundação Uniarp o Dr. h. c. Neoberto Geraldo Balestrin, que esteve à frente da Reitoria entre 2022 e 2025 e agora passa a liderar a Fundação no período 2026–2027. Também foram empossados: Vitor Hugo Bazeggio, vice-presidente da Diretoria Executiva; Maria Fernanda Francio Parisotto, secretária e Rita Adriane de Souza, diretora-geral financeira.
Veja também
AMARP realiza reunião extraordinária nesta sexta-feira e define nova diretoria
Macarronada beneficente ajuda menino caçadorense com leucemia

Em seu pronunciamento, Dr. Neoberto Balestrin agradeceu a confiança dos conselheiros, diretores, de toda a comunidade acadêmica e destacou o compromisso institucional para os próximos anos. “Agradeço profundamente a responsabilidade que me é novamente confiada. Nosso compromisso permanece firme: fortalecer a Uniarp como instituição comunitária, ampliar a qualidade acadêmica, incentivar a pesquisa e promover iniciativas que impactem positivamente o desenvolvimento regional. Esta Fundação e esta Universidade existem para servir à sociedade, e seguiremos trabalhando com dedicação, diálogo e visão de futuro.”
Durante a cerimônia, também tomaram posse os membros dos Conselhos Curador, Fiscal e Consultivo.

Posse da Reitoria da Uniarp
Na sequência, ocorreu o Ato Solene de Posse da Reitoria. Assumiu o cargo de Reitora a professora Dra. Rosana Claudio Silva Ogoshi, eleita em 26 de novembro de 2025. Também foram empossados: professor Dr. Joel Haroldo Baade, vice-reitor acadêmico e professor Me. Aldair Marcondes, pró-reitor do Campus de Fraiburgo

Em ato simbólico, a Reitora recebeu a veste branca, insígnia tradicional que representa a liderança acadêmica e o compromisso ético com o desenvolvimento e fortalecimento do ensino superior.
Após receber a veste branca, símbolo tradicional da liderança acadêmica, a nova Reitora destacou o significado histórico e institucional desse momento: “Sou a primeira mulher a ocupar a Reitoria da Uniarp em mais de cinco décadas de trajetória institucional. Recebo essa condição com honra, mas, sobretudo, com responsabilidade. A presença feminina na liderança universitária simboliza o amadurecimento democrático e o reconhecimento da competência das mulheres na gestão do ensino superior. Assumo este compromisso com dedicação, diálogo e profundo respeito pela missão comunitária desta Universidade. Que este momento inspire outras mulheres a ocuparem espaços de decisão”.

A solenidade contou com a presença de diversas lideranças regionais e estaduais. Entre elas: Valdir Cobalchini deputado federal, Alencar Mendes, prefeito de Caçador, professora Dra. Márcia Sardá Espíndola, presidente da Associação Catarinense das Fundação Educacionais Comunitárias (Acafe), e reitora da FURB, professor Dr. Fábio Wagner Pinto, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), professora Dayane Regina de Moura Lunardelli, diretora do Colégio de Aplicação, Leandro Bello, presidente da Associação Empresarial de Caçador (Acic), Daniel Tenconi, superintendente do SESI em Santa Catarina e conselheiro da UNIARP, que representou o presidente da Fiesc, Dr. Gilberto Seleme, Graziela Pereira da Silva, gerente executiva do SESI, SENAI e IEL da Regional Centro-Norte da Fiesc, Dra. Gisele Silveira Coelho Lopes, reitora da Unesc, Rosemari Glatz, reitora da Unifebe, Leila Romão, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), além de secretários municipais de Caçador e região, representantes do Poder Legislativo, coordenadores de cursos, conselheiros, imprensa e comunidade acadêmica.





