Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Videira tem um dos menores índices de analfabetismo do Brasil, revela Censo do IBGE

Religião, autismo, renda e outros dados também ganham destaque em entrevista exclusiva com o superintendente estadual do IBGE

Videira vive um momento de crescimento populacional acima da média nacional e também apresenta indicadores sociais de destaque, como uma das menores taxas de analfabetismo do Brasil. É o que revela o novo recorte do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), detalhado em entrevista exclusiva concedida à RBV Rádios pelo superintendente estadual do órgão em Santa Catarina, Roberto Kern Gomes.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Com base nas informações atualizadas, a população de Videira passou de 55.466 habitantes em 2022 para uma estimativa de 58.299 em 2024, um crescimento de 5,11% — acima da média catarinense e nacional.

 “O município está inserido em uma região que cresce aceleradamente, impulsionada por seu desenvolvimento econômico, o que se reflete nesses números”

Publicidade

Analfabetismo em Videira é um dos menores do país

Um dos dados que mais chamou a atenção do superintendente é a taxa de analfabetismo. Enquanto a média nacional é de 7% e a média estadual é de 2,7%, Videira apresenta uma taxa ainda mais baixa: 2,4% entre pessoas com 15 anos ou mais. 

“É um indicador excelente, que mostra o bom desempenho da educação local e da gestão pública na área”

Municípios vizinhos como Fraiburgo também demonstraram avanços expressivos. Em 2010, a cidade tinha 6,6% de analfabetos, número que caiu para 3,3% em 2022. A mudança no perfil da mão de obra — com a mecanização do setor agrícola — também contribuiu para essa melhora.

Religião: 75,8% dos videirenses se declaram católicos

O Censo 2022 também revelou um retrato atualizado da fé da população. Em Videira, 75,8% dos moradores se declararam católicos, número bem acima da média estadual (64%) e nacional (57%). Os evangélicos aparecem em segundo lugar e, somados aos católicos, representam mais de 92% da população local, mostrando a predominância do cristianismo na região.

Esse dado reforça uma tendência observada em todo o Brasil: enquanto o catolicismo ainda é a religião com maior número de adeptos, sua participação relativa vem diminuindo, principalmente entre os jovens, com crescimento dos evangélicos e do número de pessoas sem religião (9,3% no país).

Autismo: 1% da população de Videira tem diagnóstico confirmado

Pela primeira vez, o IBGE incluiu no Censo informações sobre o transtorno do espectro autista (TEA). Segundo os dados, 1% da população de Videira tem diagnóstico médico confirmado para o TEA, totalizando cerca de 530 pessoas.

Apesar de o índice ser ligeiramente inferior à média nacional e estadual (1,2%), a inclusão do dado é considerada um avanço importante. “É um retrato inédito, que permite visibilidade e pode embasar políticas públicas mais efetivas de apoio a essas famílias”, afirmou o superintendente.

Municípios da região também aparecem no levantamento: Fraiburgo tem 239 pessoas com diagnóstico e Caçador, 775.

Emprego e renda: SC tem o menor índice de desemprego do Brasil

Além dos dados do Censo, o IBGE realiza continuamente outras pesquisas, como a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Ela monitora, entre outros dados, a taxa de desemprego, que atualmente é de apenas 2,8% em Santa Catarina — o menor índice do país. “Estamos com uma situação de quase pleno emprego no estado”, ressaltou Roberto.

Outra pesquisa importante em andamento é a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), que investiga os hábitos de consumo da população. Ela é usada para atualizar os indicadores de inflação, como o INPC e o IPCA. “Essa pesquisa revela em que o brasileiro gasta seu dinheiro, e serve de base para políticas econômicas mais realistas”, explicou.

A importância de responder ao IBGE

Durante a entrevista, o superintendente fez um apelo à população para que continue atendendo os recenseadores e os pesquisadores do IBGE. “Os dados que colhemos servem para planejar creches, escolas, postos de saúde e políticas públicas em geral. É fundamental que a população entenda que, ao responder ao IBGE, ela está contribuindo para o próprio desenvolvimento da sua cidade”, destacou.

Os profissionais do IBGE estão sempre identificados com crachá, colete e dispositivo de coleta. Em caso de dúvida, é possível confirmar a identidade do entrevistador por meio do site oficial do IBGE ou pelo telefone 0800-721-8181.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior | RBV Rádios

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Famílias perdem tudo em incêndio no centro de Caçador

Na madrugada desta quinta-feira (31), um incêndio destruiu uma...

Terceiro corpo é encontrado após assalto à fazenda em Campos Novos

Foi encontrado na manhã desta sexta-feira (31) o terceiro...

Videira participa da Olesc 2025 com grande delegação

Videira confirma mais uma vez sua participação na Olimpíada...

Caçador inaugura Vale das Araucárias e monumento das capivaras

A Prefeitura de Caçador realizou na tarde desta quinta-feira...

Espetáculo ‘Oceano Encantado’ será apresentado em Caçador

As oficinas de dança da Secretaria de Cultura da...

Mais Lidas da semana

Mais de 50 corpos são levados à praça após ação policial no Rio de Janeiro

Moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte do...

Caminhão com placa de Videira, carregado de suínos, tomba em estrada rural do Meio-Oeste

Um caminhão modelo VW/26.320, com placas de Videira (SC),...

Mulher morre e quatro pessoas ficam feridas em acidente em Lages

Uma idosa morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas...

Multas por drogas em locais públicos começam a ser aplicadas em Caçador

A Polícia Militar de Caçador já aplicou três autos...

Detalhe em foto de batizado ocorrido no Oeste de SC surpreende fiéis

Uma foto registrada durante o batizado na Paróquia Santo...

Outros Tópicos Interessantes