Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Museu do Vinho de Videira é homenageado pela ALESC

O Museu do Vinho também receberá a exposição itinerante “Do Outro Lado do Oceano”, que retrata a jornada dos italianos rumo ao Brasil

O Museu do Vinho, localizado em Videira (SC), foi um dos destaques da cerimônia solene realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no estado. O evento aconteceu no dia 4 de junho, na capital, Florianópolis, e marcou o início oficial das homenagens relacionadas a essa importante data histórica.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A iniciativa da homenagem partiu do deputado estadual Vicente Caropreso. Ele também lidera a Frente Parlamentar Santa Catarina–Itália, responsável por diversas ações comemorativas.

Publicidade

O reconhecimento foi concedido devido à relevância do Museu do Vinho na preservação e valorização das tradições culturais dos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao estado.

Representando o município de Videira, o Secretário de Turismo e Cultura, Yuri Piccoli Hentz, enfatizou a importância do reconhecimento. Segundo ele, a homenagem ultrapassa o simbolismo e fortalece o papel dos espaços de memória, como museus, arquivos e centros culturais.

“É também uma forma de honrar o sofrimento, a coragem e a resignação dos italianos que cruzaram o oceano, bem como de tantas outras etnias que ajudaram a formar o povo catarinense. Preservar essas memórias é reafirmar o compromisso com a nossa história e com todos os povos que contribuíram para a construção do nosso Estado.”

Exposição itinerante

Como parte das comemorações, o Museu do Vinho receberá, em breve, a exposição itinerante “Do Outro Lado do Oceano”, organizada em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o Museu Casa de Brusque.

A mostra convida o público a conhecer, por meio de documentos, fotos e objetos, a trajetória dos italianos que chegaram ao Brasil em 1875, desembarcando na antiga “Colônia Itajahy-Príncipe Dom Pedro”.

A exposição busca despertar empatia e conhecimento histórico, aproximando os visitantes da saga vivida pelos primeiros imigrantes.

Além de Videira, a mostra circulará por diversas cidades catarinenses, promovendo o acesso à história e à valorização das origens italianas que moldaram parte significativa da identidade de Santa Catarina.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Secom Prefeitura de Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

CDL Caçador sorteia carro zero km e vale-compras neste sábado

A CDL Caçador realiza neste sábado, dia 17 de...

Vagas de emprego em Videira: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Videira e região somam dezenas...

Tenista expõe queimadura solar e alerta para risco do calor na Austrália

A tenista mexicana Renata Zarazua recorreu às redes sociais...

Carro sai da pista e derruba poste na estrada geral do Rio Bugre

Duas pessoas foram encaminhadas ao hospital após um acidente...

Nuvem em forma de anjo chama atenção de moradores de pequena cidade catarinense

Moradores de Pomerode foram surpreendidos por um fenômeno pouco...

Mais Lidas da semana

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior de Caçador

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior...

Homem mata esposa e filha e morre após confronto com a PM

Um crime grave registrado na manhã desta sexta-feira (9)...

Caminhoneiro morre após ser atingido por carro furtado em SC

Um grave acidente de trânsito registrado na noite desta...

Adolescente envenena marmita dos pais após briga

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida em flagrante...

STF reconhece direito à liberdade provisória para Claudia Tavares

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que Claudia Fernanda...

Outros Tópicos Interessantes