Aos 96 anos, Maria Luiza Alves dos Passos realizou um sonho que parecia impossível: conhecer o mar pela primeira vez. O momento emocionante aconteceu na quinta-feira, 25 de dezembro, em Balneário Arroio do Silva, no Sul de Santa Catarina, e foi registrado pela neta, Natália Chaves, de Criciúma.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
No vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver Maria Luiza entrando na água com auxílio de uma cadeira anfíbia e o apoio de guarda-vidas, garantindo segurança e conforto durante o contato com o oceano.
Natália contou que toda a família se mobilizou para tornar o sonho da avó realidade.
“Quero reforçar o quanto eles foram compreensivos com ela, foram perguntando como ela estava, jogando água aos poucos. Ela, no começo, estranhou, mas depois gostou”, relatou.
Veja também
Mergulhadores encontram corpo e vítima de afogamento no Oeste
Calor acima da média e alerta para temporais marcam a segunda-feira em SC
Com mobilidade reduzida, Maria Luiza precisou de atenção especial, mas conseguiu aproveitar o momento com alegria e curiosidade.
De origem humilde, a idosa nunca teve a oportunidade de viajar e só havia tomado banho de cachoeira. Ao longo da vida, a prioridade foi o trabalho. Ela teve nove filhos e, junto ao marido, dedicou-se à agricultura em diferentes cidades, sempre longe do litoral e com poucas oportunidades.
Natália explicou: “Ela não conseguiu frequentar a escola, minha mãe também estudou só até a 4ª série. Então, já é uma região sucateada de oportunidades e sem estudo, os empregos eram sempre com salários só pra sobreviver. Viajar sempre foi luxo, sabe?”
A família percorreu mais de 300 quilômetros, partindo de Vacaria, no Rio Grande do Sul, até o litoral catarinense. A viagem incluiu paradas estratégicas para garantir o conforto de Maria Luiza, e a escolha de Balneário Arroio do Silva considerou a facilidade de acesso e segurança para a idosa.
Após entrar na água, ela afirmou aos guarda-vidas que voltaria e, em tom bem-humorado, resumiu a experiência ao conversar com o marido de uma prima: “Vivendo e aprendendo, né?”
A família pretende repetir o passeio, já que Maria Luiza permanecerá no litoral até depois da virada do ano.

