Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Papa Francisco propõe domingo fixo para a Páscoa

Proposta busca unificar a celebração entre as igrejas Católica e Ortodoxa

O Papa Francisco declarou, neste sábado (25), que a Igreja Católica está aberta a fixar um domingo permanente para a Páscoa. A mudança busca alinhar a data entre as igrejas Católica e Ortodoxa, que atualmente celebram o feriado em dias diferentes.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Atualmente, a Igreja Católica define a Páscoa com base no calendário gregoriano, implementado em 1582 e amplamente utilizado no mundo. Esse método calcula a data a partir do primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera.

Publicidade

Por outro lado, a Igreja Ortodoxa utiliza o calendário juliano, em vigor antes do século 16. Esse sistema, menos preciso, causa diferenças de semanas na celebração entre as duas tradições religiosas.

A proposta do Papa visa promover unidade entre os cristãos e facilitar a organização das celebrações litúrgicas e familiares. A questão da unificação das datas da Páscoa é debatida há décadas, mas ainda enfrenta desafios históricos e culturais.

Veja também

Ruas do bairro Martello são alagadas pelas fortes chuvas

Ministérios da Saúde e do Esporte firmam acordo de políticas a pessoas com deficiência

A fixação de uma data única para a Páscoa beneficiaria a comunicação global e fortaleceria o simbolismo de união entre as igrejas. Além disso, o alinhamento atenderia a um desejo antigo de cristãos ao redor do mundo, reduzindo divergências.

Historicamente, o debate sobre a Páscoa está atrelado às diferenças entre os dois calendários, criados em momentos distintos. Enquanto o calendário gregoriano ajusta o tempo com mais precisão, o juliano segue tradições antigas, ainda preservadas por algumas comunidades.

O diálogo entre as igrejas Católica e Ortodoxa ganha força com essa iniciativa, sinalizando maior cooperação. A unificação da data reforça o compromisso de ambas em buscar pontos de convergência, respeitando tradições e práticas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mais Lidas da semana

Garoto está desaparecido em Caçador

Um garoto de 10 anos de idade, identificado como...

Agricultor é multado em R$ 1 milhão por cultivar fruta patenteada

Um agricultor de Lérida, na Espanha, está sendo investigado...

Menino morre afogado no rio do Peixe em Tangará

Um menino de 13 anos morreu vítima de afogamento...

Briga de trânsito causou morte de motorista esfaqueado em Ponte Serrada

Uma briga de trânsito resultou na morte de um...

Tempestade entre RS e SC produz um dos raios mais raros do mundo

Na noite de sábado, um fenômeno atmosférico raro chamou...

Outros Tópicos Interessantes